Semed retoma formações continuadas para profissionais de Educação Física

Formações tiveram início na sexta-feira, 16 – Foto: Assecom

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, retoma as formações continuadas para profissionais de Educação Física. O objetivo é garantir ao professor a uniformidade do trabalho, com o planejamento, com a proposta curricular e avaliação.

As ações são estruturadas por meio do Núcleo de Educação Física Escolar, em parceria com a Faculdade de Educação/Curso de Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados.

As formações são voltadas para os professores de Educação Física da Rede Municipal, dentro da proposta de organização do currículo e o planejamento do trabalho docente.

Na sexta-feira (16), professores de Educação Física da Rede Municipal iniciaram a formação de um grupo de estudo visando a discutir e compor no processo de construção do currículo local, de forma a atender a nova proposta da BNCC (Base Nacional Curricular Comum).

A professora Mariza Araújo, do Núcleo de Educação Física e Esporte Escolar, destaca o papel fundamental da disciplina na formação do aluno, mesmo que “embora muitas vezes pautada com menor relevância, uma vez que falta o conhecimento da comunidade, pais e sociedade em geral, no que diz respeito de como a Educação Física pode fazer a diferença na vida de uma criança, na formação do indivíduo”.

As formações visam sempre trazer novos conhecimentos da Educação Física, disciplina que adapta e incorpora o aluno no saber corporal de movimento, com função de formar o cidadão para produzir e transformar e qualificá-lo para desfrutar os jogos, os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas e as práticas de aptidão física, em proveito do exercício crítico dos direitos e deveres do cidadão para benfeitoria da qualidade de vida humana.