Oficinas têm como objetivo proporcionar formação pedagógica para professores de Educação Física da rede municipal de ensino – Foto: Semed

O Núcleo de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Dourados, numa parceria com a Faculdade de Educação – Universidade Federal da Grande Dourados, vai realizar um ciclo de oficinas aos profissionais de Educação Física que atuam nas unidades de ensino da rede municipal.

Com a proposta da formação continuada, visando instrumentalizar o trabalho docente, o Núcleo realizará, nos dias 22 de março, 26 de abril e 14 de junho, uma capacitação com o tema “Organização do Currículo de Educação Física Escolar e Planejamento do Trabalho Docente”.

O objetivo é proporcionar formação pedagógica para professores de Educação Física da rede municipal de ensino, no intuito de fortalecer nesse debate os aspectos inerentes à conceitualização da disciplina, estratégias metodológicas, conteúdos, avaliação e referências bibliográficas que vêm contribuindo para o desenvolvimento da educação Física. Essa reflexão permitirá que os profissionais de Educação Física repensem a organização do currículo da disciplina e o planejamento do trabalho docente para as etapas da Educação básica na qual estão inseridos.

Nesse processo de formação serão abordadas temáticas a partir da construção epistemológica da disciplina, os conteúdos a serem abordados, as estratégias metodológicas adotadas e os instrumentos e critérios utilizados para a avaliação em Educação Física.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Física Escolar da Semed, professora Mariza Araújo, a partir daí os professores deverão construir um aprendizado sobre as questões epistemológicas da disciplina e seus conteúdos e também perceber a importância de um encaminhamento metodológico e avaliativo atual.

“A proposta da formação continuada está sendo construinda de forma coletiva, com os professores de Educação Física da rede, a partir de um diagnóstico das dificuldades encontradas no trabalho docente, assim como outras propostas de ações que venham contribuir com uma educação física de qualidade”, explica a coordenadora.