Seis pessoas serão beneficiadas com nova captação de órgãos realizada em Dourados

Equipe responsável pela captação de órgãos no Hospital da Vida de Dourados – Divulgação

No final da tarde desta terça-feira (23), mais uma captação de órgãos foi realizada no Hospital da Vida de Dourados. Desta vez a ação beneficiará seis pessoas. É o quinto procedimento deste tipo que acontece no município apenas neste ano.

O trabalho é acompanhado pela equipe da Cihdott (Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante), oficializada na gestão da prefeita Délia Razuk e que tem a coordenação do médico Antônio Pedro Bitencourt.

Depois de constatada a morte encefálica de um jovem de 16 anos, equipe da Ciddott entrou em contato com os familiares e estes, ao serem informados da possibilidade da doação de órgãos, permitiram a ação dentro do entendimento de salvar outras vidas.

A gerente do Hospital da Vida, Danyelle Radaelli de Assis Serapião, conta que os pais do garoto relataram que um familiar recebeu há algum tempo uma córnea por meio desses procedimentos e obteve diferencial na saúde.

“A família autorizou a captação e deu exemplo próximo de como essa atitude pode ser importante. Temos muito a agradecer por essa sensibilidade, mesmo diante de um momento tão difícil. Cada vez mais as famílias têm se conscientizado sobre doação de órgãos em Dourados e isso é muito importante, em prol da vida”, destacou.

A captação teve início às 17h desta terça-feira e durou cerca de quatro horas. O coração será destinado a um paciente em Brasília, onde vive também outro paciente que receberá o fígado. Os rins atenderão dois pacientes em São Paulo e as córneas, também duas pessoas, em Campo Grande.

Daniele explica que os direcionamentos acontecem conforme ranking nacional de fila de espera por órgãos e compatibilidade constatada. Todos os processos são acompanhados pela Central Estadual de Transplantes e pela OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos).

Foram parceiros em mais este procedimento de captação, o Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), a Guarda Municipal e FAB (Força Aérea Brasileira).

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.