Mais de 270 paratletas participam de festival esportivo em Dourados; competições seguem nesta sexta-feira, no Douradão – Foto: A. Frota

O secretário de Educação Upiran Jorge Gonçalves, representando a prefeita Délia Razuk, abriu na tarde desta quinta-feira (23) o VIII Festival Dourados Paralímpico. A solenidade de abertura aconteceu no ginásio de esportes da Associação Pestalozzi, reunindo mais de 270 paratletas de cerca de 20 instituições de ensino, além de representantes da Funesp, de Campo Grande que prestigiam o evento.

Upiran, em nome da prefeita, deu as boas-vindas aos participantes, desejando sucesso durante as competições e destacou o empenho dos organizadores, incluindo direção das escolas e seus professores. O secretário fez um agradecimento especial à Pestalozzi, que está apoiando o Festival, não só pela parceria, mas pelo serviço que presta à cidade no que diz respeito ao atendimento a crianças que necessitam de cuidados especiais.

O Festival Paralímpico de Dourados tem o objetivo de fomentar e estimular a participação de estudantes com deficiência física, visual e intelectual na prática de atividades esportivas; oportunizar um ambiente para o desenvolvimento dos destaques esportivos paraolímpicos e, garantindo conhecimento do esporte paraolímpico de modo a oferecer mais oportunidade de acesso á prática inclusiva escolar.

As competições acontecem ainda nesta sexta-feira (24), entre 13h e 17h. No estádio Douradão, competições de atletismo, e, anexo ao Pavilhão de Eventos/Semed, competições de bocha adaptada.

Nesta edição do Festival serão pelo menos 130 provas adaptadas à idade a ao tipo de deficiência do paratleta. Para o diretor da Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Jânio César Amaro, trata-se de um evento de grande importância para a cidade, principalmente pelo fato de Dourados, por meio da Fundação, ter formado diversos atletas com deficiência e que hoje são destaques nacionalmente.