Showtec acontece em Maracaju até o dia 18 – Divulgação

Mato Grosso do Sul está entre os seis estados brasileiros com estimativa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB). A projeção positiva vem do agronegócio que deve chegar a 10 milhões de toneladas de soja na safra 2018/2019 somente no Estado. A afirmação foi feita na abertura da 24ª edição da feira Showtec 2019, que acontece em Maracaju (MS), até o dia 18 de janeiro.

“Tivemos um incremento de produção de soja em 497% nos últimos 40 anos enquanto nossa área plantada aumentou 193%. Isso se dá graças ao aumento da produtividade, reflexo do emprego de novas tecnologias e do empreendedorismo do setor rural”, disse o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi Mendes na cerimônia de abertura.

Para o superintendente do Sebrae/MS, Claudio George Mendonça, a era digital deve agregar ainda mais ao setor. “Com as startups que já trabalham na área agrícola, mostramos ao produtor rural que ele pode incrementar seu negócio, levando a tecnologia para aumentar sua produção e renda”, afirmou. O Sebrae/MS, em parceria com a Fundação MS, participa do evento com vitrines e exibições, voltadas para soluções em empreendedorismo no campo.

As informações e dados de clima, tanto de previsão ou de tempo real, por exemplo, são os principais insumos da startup Agrointeli. “Fazemos o monitoramento climático e de produtividade, com interpolação de dados do clima, com imagens de satélite, mostrando ao produtor, de forma simples, pela tela do celular ou computador, as informações que ele precisa”, explica o gerente da startup Renato Cesar Borges Ferreira.

Para o gestor de Agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, a presença das startups no Showtec tem como objetivo disseminar como o empreendedorismo digital pode contribuir para a evolução dos pequenos negócios. “Nosso estande, o Living Lab MS, traz as demonstrações das novas startups de Mato Grosso do Sul, chamadas de Agtechs, que são voltadas ao segmento rural, com seus produtos e serviços que graças à tecnologia e inovação, possibilitam o aumento de produção e produtividade.

No dia 18, a atração será o Living Lab Agtech Day, um evento gratuito, de palestras com participação das startups e de técnicos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. O evento acontece às 13 hrs no auditório do Showtec. Serão abordados o conceito e estruturação de startups, inovação e estratégia, voltadas aos produtores, empresários ou futuros empreendedores.

Serviço
Local: Fundação MS, Estrada da Usina Velha, km 02. Maracaju – MS
Data: 16, 17 e 18 de janeiro de 2019
Estande do Sebrae / Living Lab: D 11 – ao lado do auditório Showtec
Horário de funcionamento para os visitantes: 08h às 18h.