Instituição mobilizou caravanas empresariais e incentivou o empreendedorismo e o desenvolvimento territorial na fronteira Brasil–Paraguai

A terceira edição da Ponta Agrotec – feira internacional de agronegócios e inovação – reuniu produtores, empresários, investidores e instituições do Brasil e do Paraguai, entre os dias 5 e 7 de novembro, no Majestic Hall, em Ponta Porã. O Sebrae/MS esteve presente com a participação em uma programação voltada à inovação, empreendedorismo e desenvolvimento territorial, integrando três frentes principais: a Maratona de Inovação Ponta Agrotec, a palestra “O Agro por Elas: Comunicação, Sucessão e Gestão no Campo”, com Camila Telles, e o Encontro das Agências de Desenvolvimento.
A instituição também mobilizou 100 empresários de diferentes municípios da região sul do Estado, organizados em quatro caravanas para a participação no evento. Segundo o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, o objetivo foi criar oportunidades de aprendizado e integração entre acadêmicos, empreendedores e gestores públicos. Ele destacou que a participação do Sebrae na Ponta Agrotec contribuiu para conectar inovação e desenvolvimento regional.
“Com essa programação, o Sebrae ofereceu uma oportunidade para acadêmicos das universidades desenvolverem soluções voltadas ao agronegócio, com uma metodologia própria e acompanhamento. Além disso, simultaneamente, tivemos eventos que fortaleceram a cooperação entre as agências de desenvolvimento Fronteiras da Inovação, Celeiro e Conevale, aproximando empresários e lideranças em torno de pautas comuns ao crescimento econômico. Na fronteira, essa colaboração é essencial e não tem barreiras”, completou.
Inovação para o campo
Com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio, especialmente no eixo “Conectividade e Inteligência Territorial”, a Maratona de Inovação Ponta Agrotec 2025 reuniu cerca de 40 acadêmicos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também participaram mentores de startups e representantes das instituições que integram o Ecossistema Fronteira da Inovação — realizador do evento — como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e o Sebrae/MS.
Nos 6 e 7 de novembro, a Maratona de Inovação trouxe uma metodologia que envolveu imersão com produtores, ideação e modelagem de propostas e apresentação dos pitches a uma banca avaliadora. Segundo o coordenador do Ecossistema Fronteira da Inovação e professor do IFMS, Alex Pereira do Carmo, a iniciativa permitiu aos jovens vivenciarem a prática empreendedora. “A Ponta Agrotec reúne empresários e investidores que buscam novas ideias. Uma proposta criada aqui pode se tornar um negócio, uma startup. Os alunos aprenderam na prática como validar uma ideia, definir um público e entender o mercado, que estava bem diante deles”, destacou.
Dez equipes competiram na maratona. O primeiro lugar ficou com o grupo Drone Pulverização, formado por estudantes do IFMS, que apresentou um drone de pulverização de baixo custo. Em seguida vieram as equipes EcoProtein (2º lugar) e Pro Agro S (3º lugar).
Um dos integrantes da equipe campeã, Giuliano Eidt, avaliou a experiência como um divisor de águas. “Percebemos uma lacuna entre a tecnologia de ponta do agro e o pequeno agricultor. Criamos uma solução acessível para reduzir essa distância. Foi uma experiência incrível estar frente a frente com produtores e engenheiros, trocando aprendizados que com certeza marcarão nossa carreira”, relatou.
Conhecimento e desenvolvimento regional
A programação do Sebrae/MS também incluiu, no dia 6 de novembro, o painel sobre empreendedorismo feminino “O Agro por Elas: Comunicação, Sucessão e Gestão no Campo”, com Camila Telles, produtora rural, empresária e uma das vozes mais influentes do agro brasileiro. O evento foi promovido em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ponta Porã (ACEPP), espaço Parceiro Sebrae.
Durante a palestra, Camila Telles destacou a importância do protagonismo feminino e a integração entre o campo e a cidade para o fortalecimento da economia local. “O agro impulsiona toda a cadeia comercial, das pequenas às grandes cidades. Ponta Porã é um ótimo exemplo disso — uma cidade movida pelo agro. Quando o campo vai bem, a economia e o comércio também prosperam. Com o avanço das tecnologias e a possibilidade de produzir mais no mesmo espaço, pequenos, médios e grandes empresários têm um terreno fértil para crescer”, afirmou.
Já no dia 7 de novembro, o Ponta Agrotec foi palco para o Encontro das Agências de Desenvolvimento que reuniu representantes das agências Fronteiras da Inovação, Celeiro do MS e Codevale, além de lideranças e gestores públicos dos consórcios Sul Fronteira e Cone Sul. Pela manhã, a reunião técnica abordou o papel das agências no fortalecimento territorial, e à tarde, o Painel “Cooperação Regional Pró-Desenvolvimento Fronteiriço” debateu práticas de gestão pública voltadas à inovação e ao desenvolvimento regional.
Participaram do painel o gerente da Regional Sul do Sebrae/MS, Marcus Faria, os prefeitos Rogério Torquetti (Tacuru) e Gabriel Boccia (Bela Vista), além do secretário executivo do Consórcio Sul Fronteira, Wallyson Colombo, o consultor Ângelo Roncalli e o ex-prefeito de Santiago/RS, Tiago Gorski Lacerda. A vice-presidente da Agência de Desenvolvimento Fronteiras da Inovação, Walkíria Capusso, ressaltou que a integração entre agências e consórcios é essencial para que o desenvolvimento territorial se torne realidade.
“O que realmente importa é a soma de esforços para que as coisas aconteçam. Não há desenvolvimento sem qualidade de vida e sem saúde, por isso buscamos conectar a Agência Fronteiras da Inovação com os consórcios da região. O resultado foi a assinatura do protocolo de intenções para o primeiro termo de cooperação binacional na área da saúde, com representantes das agências, das prefeituras, da Sanesul e do governo de Amambay (Paraguai) — uma conquista importante para toda a fronteira”, comemorou.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae e parceiros, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.



















