MS é o 3º estado a receber ferramenta, que já está disponível para empreendedores de Campo Grande e Dourados

Criada para apoiar os empreendedores na análise de oportunidades de negócios e na localização mais adequada do ponto comercial, a ferramenta gratuita Radar Sebrae já está disponível para uso em Campo Grande e Dourados. A plataforma online chega a Mato Grosso do Sul durante a realização do programa “O Bom do Bairro é o Pequeno Negócio”, onde os interessados poderão conferir como ela funciona. As cidades de Bonito, Corumbá, Coxim, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas também já estão na lista para operação do sistema.

O site reúne informações detalhadas sobre a localidade, indicações sobre a renda do consumidor, concorrência e atividades econômicas para se investir em determinada região. Por meio da conexão com imobiliárias, os valores de aluguéis de pontos comerciais também são apresentados aos usuários que navegam pelo endereço www.radarsebrae.com.br. Em breve, os dados poderão ser acessados em aplicativo para dispositivos móveis.

MS é o terceiro estado a receber a ferramenta, que está disponível apenas na Bahia e no Rio Grande do Norte. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em todo o país no ano passado, 46% dos empresários entrevistados não sabiam sobre o número de clientes nem seus hábitos de consumo. Além disso, 38% desconheciam os concorrentes, parte fundamental na equação dos empreendimentos. Em Mato Grosso do Sul, são 236.960 pequenos negócios segundo dados da Receita Federal, público considerado foco da solução.

O diretor de operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, afirma que os dados fornecidos no portal podem ser utilizados para diversas finalidades. “Um ponto sensível para os empreendimentos é a taxa de mortalidade, sobretudo para os pequenos negócios. Muitas dessas empresas não chegam a passar dos dois anos justamente por não conhecerem o local em que estão inseridas. Com o Radar Sebrae ajudaremos a diminuir esse índice com informações importantes para tomada de decisão dos empreendedores”, diz.

O Bom do Bairro
O programa leva orientação presencial por meio de uma unidade em um ponto estratégico de cada bairro. As ações se iniciaram em agosto e vão até o dia 4 de outubro em Campo Grande e 26 de setembro em Dourados. Também nos bairros, os interessados poderão conferir as vantagens do Radar Sebrae.

Na capital, nesta semana as ações acontecem de quinta-feira a sábado, de 9h às 18h, no Guanandi (antigo supermercado Comper – Av. Bandeirantes, número 3363) e no São Conrado (supermercado Mister Júnior – Av. Gal Alberto Carlos M Lima, 2669). Já em Dourados, os especialistas estarão de 9h às 12h e das 13h às 18h no Jardim Nova Dourados (Auto Posto Tambory – Rua Coronel Ponciano, 1305) até esta quinta-feira.

Para ser atendido, basta ir até a unidade da instituição. Já os interessados em receber a visita do Sebrae, podem solicitar pelo telefone 0800 570 0800.