Ano passado foram realizados mais de mil atendimentos gratuitos em Mato Grosso do Sul

No próximo sábado (02), a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), em parceria com as regionais realiza em todo o Brasil o Dia D – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. A ação visa reunir dermatologistas voluntários para atendimento gratuito à população, que focará em análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele.

Em Campo Grande, a campanha acontecerá entre às 9h e 15h, no Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, localizado Av. Senador Filinto Müller, 1 – Universidade Federal, não havendo necessidade de marcar horário, apenas a obrigatoriedade de portar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a coordenadora do evento Heloíde Marcelino agir de forma preventiva é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. “Fizemos ano passado mais de 1000 atendimentos e este número vem crescendo a cada ano, mostrando assim a preocupação das pessoas em relação à doença”, explica.

A coordenadora acrescenta ainda que trabalhar de forma preventiva é fundamental para um diagnóstico precoce e sucesso do tratamento. “Este trabalho de conscientização feito pelas sociedades de dermatologia salva milhares de vidas por ano, por isso pretendemos sempre ampliar os atendimentos prestando assim um relevante trabalho para população”.

Prevenção
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia deve ser procurado.

A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão