Saúde mantém distribuição pontual da vacina BCG em Dourados

O secretário municipal de Saúde, em Dourados, Renato Vidigal, distribuiu Nota Informativa da pasta, nesta quinta-feira (22), relatando as dificuldades existentes para a manutenção do estoque de vacina BCG no município. O que ocorre é que o Ministério da Saúde tem garantido o estoque apenas em casos pontuais. Na semana passada, por exemplo, 1,8 milhão de doses foram autorizadas para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal. Nota oficial do Ministério informa que o órgão “trabalha na regularização dos estoques em casos pontuais”.

“A distribuição da vacina BCG já está sendo regularizada. Na semana passada, foram autorizadas 1,8 milhão de doses aos estados, sendo que todos os estados estarão abastecidos nos próximos dias. Vale esclarecer que o SUS é um sistema tripartite, com responsabilidades compartilhadas entre estados, municípios e União. A distribuição de todos os imunobiológicos pelo Ministério da Saúde é feita com base nos pedidos das secretarias estaduais de saúde e do Distrito Federal, e de acordo com os estoques locais e nacionais disponíveis. Os estados e DF são responsáveis por gerenciar e estabelecer um fluxo de distribuição podendo, inclusive, fazer o remanejamento caso haja necessidade”, segundo o Ministério.

Nesse sentido, o secretário Renato Vidigal observa, na Nota Informativa, que, conforme a nota 134, de dezembro de 2017, do Ministério da Saúde, “a Vacina BCG não foi distribuída por indisponibilidade de estoque no país”. A Secretaria de Saúde de Dourados aguarda o reestabelecimento do fornecimento por parte do Ministério para retomar a distribuição para as unidades de saúde e Hospital Universitário, “e tenta estratégias de remanejamentos e agendamentos a fim de minimizar os atrasos vacinais nos recém-nascidos”. Para maiores informações, a orientação é para procurar uma unidade de saúde, ou, ligar (67) 3410-5500.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.