Sanesul finaliza setorização e melhora o fornecimento de água em Jardim

Após dois meses de trabalhos, o projeto de engenharia que irá melhorar a distribuição de água na cidade foi concluído

Foram divididas as redes de distribuição de água em cinco partes chamadas de distritos – Acom/Sanesul

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) finalizou os trabalhos de setorização no município de Jardim. Foram necessários cerca de dois meses para implantar este grande projeto de engenharia que irá melhorar a distribuição de água na cidade, otimizando os trabalhos de manutenção, reduzindo as perdas, além de evitar o desabastecimento de água na cidade.

Esses trabalhos são, na verdade, uma divisão nas redes de distribuição de água em cinco partes chamadas de distritos de manutenção e controle. O projeto foi desenvolvido pela GESAA – Gerência de Sistema de Abastecimento de Água, em conjunto com a Gerência Regional da Sanesul em Jardim.

No sistema de abastecimento antigo, após a água receber o tratamento adequado na Estação de Tratamento (ETA), ela seguia para os reservatórios da Sanesul, e de lá era distribuída por meio de redes diretamente para as residências. Agora, a cidade de Jardim foi dividida em cinco partes para fins de distribuição de água, sendo que, cada parte abrange vários bairros da cidade.

Então, quando houver um rompimento em alguma rede, não será mais preciso parar o fornecimento de água em toda a cidade.

Caso ocorra algum problema em um bairro específico, a equipe técnica da Sanesul irá interromper o abastecimento de água de apenas um distrito, ou seja, apenas uma parte da cidade será afetada com desabastecimento até que os reparos sejam concluídos.

“As obras de setorização fazem parte do planejamento estratégico da estatal a fim de modernizar o sistema de abastecimento de água onde a Sanesul opera. Outras unidades também já fizeram, e outras estão previstas para ocorrer em breve”, explica Onofre Assis de Souza, Diretor Comercial e de Operações.

Reginaldo Godinho dos Santos, Gerente Regional, agradeceu o apoio. “Importante lembrar do apoio das equipes técnicas da capital e da regional, que tornaram possível realizar essa mudança que só traz benefícios para Jardim, para redução de perdas de água tratada e facilitando a operação do Sistema de Abastecimento. Ao pessoal da Gesaa, da Diretoria de Operações e todos que permaneceram firmes durante todo o processo de execução das obras”.