Salto alto aumenta chances de lesões e pode prejudicar a saúde

Descobrir os limites do corpo e escolher o sapato ideal previnem maiores problemas

Young pretty fashioned girl

Usar sapatos de salto alto é um hábito comum para muitas mulheres, já fazendo parte do cotidiano. Seja para trabalhar, participar de um evento social ou mesmo por gosto, esse tipo de calçado é encontrado em diferentes modelos, cores e tamanhos, agradando a diferentes tipos de mulheres. Por ser tão eclético e popular, é fácil esquecer que o salto alto pode trazer problemas para a saúde da mulher.

Em pesquisa divulgada pelo Journal of Foot and Ankle Surgery, mulheres dos 20 aos 30 anos de idade apresentaram maiores chances de sofrer alguma lesão durante o uso do salto alto. Entorse e distensão no tornozelo foram os problemas mais comuns, seguidos de dores nos ombros, braços e mãos, fato que pode estar relacionado ao esforço muscular necessário durante o uso do calçado ou a casos de queda.

Ao utilizar o salto alto, há uma mudança na forma de pisar, concentrando todo o peso do corpo nos dedos dos pés ao invés de distribuí-lo. A sobrecarga também atinge os joelhos e o quadril, que precisam equilibrar a nova distribuição de peso. Além disso, a panturrilha fica em um ângulo diferente do considerado ideal, o quadril e a espinha ficam desalinhados e os músculos ficam tensionados.

De acordo com uma publicação da revista de saúde de Harvard, problemas nos pés são frequentemente atribuídos ao uso de sapatos de salto alto, que também podem causar a piora de um problema de saúde já existente. Joanete, calos e dores nos pés podem ser comuns, principalmente para quem faz uso desse tipo de calçado com frequência. Problemas na coluna e nos joelhos também são quadros possíveis.

Assim, substituir o salto por um sapato baixo, como sapatilha ou tênis feminino, pode ser uma boa opção em alguns casos, permitindo que o corpo volte para a postura original e reduzindo a chance de problemas de saúde ou acidentes.

Caso utilizar salto seja essencial, é necessário visitar um médico especialista, para que seja feita uma avaliação sobre o estado de saúde da coluna, das pernas e de outras partes do corpo, garantindo que o risco à saúde será minimizado. Optar por saltos ortopédicos também pode ajudar a deixar a distribuição do peso do corpo mais confortável. O cuidado na escolha do salto alto é outra medida muito importante, já que é necessário respeitar os limites do corpo em relação à altura do salto e ao modelo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.