Reunião em Dourados debate o fortalecimento do controle social no Suas em MS

Encontro envolveu profissionais da Assistência Social de Dourados e região – Foto: A. Frota

Durante toda esta quinta-feira (08), acontece no auditório da Prefeitura de Dourados a reunião regionalizada descentralizada do Conselho Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul. O objetivo central é subsidiar definições de prioridade para a região, para fins da posterior elaboração do plano estadual da Assistência Social.

A Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) aborda junto a representantes da área de várias cidades da região, “o fortalecimento do controle social no Suas (Sistema Único de Assistência Social) em Mato Grosso do Sul.

Maria Fátima Alencar, secretária de Assistência Social, enfatizou sobre a oportunidade de alinhar as perspectivas e propostas do Suas e direcionar as estratégias a serem perseguidas para atingir as políticas sociais de forma igualitária e que vá ao encontro das necessidades do usuários dos serviços.

Durante a manhã, os debates foram centralizados em temas como o papel dos conselheiros e funcionamento do conselho, assistencialismo e assistência social, representatividade, controle social. Aconteceu ainda um balanço regional das conferências municipais da Assistência Social anteriores.

Após o almoço, o encontro seguirá com outros debates do meio, entre esses “Desafios para o Suas em Mato Grosso do Sul; prioridades para o Plano Estadual de Assistência Social de 2020 a 2023”.

“Conhecemos nosso público e as dificuldades que enfrentamos diariamente para atender nossos usuários. Sabemos que com poucos recursos e sem porcentagem garantida constitucionalmente, somos obrigados a gerir as demandas e atendê-las em sua grande maioria”, frisou Maria Fátima Alencar.