Prêmio marca o primeiro ano do programa de Residência em Farmácia Clínica do hospital da Rede Ebserh em Dourados
O residente Alexandre da Silva Cardoso, do Programa de Residência Uniprofissional em Farmácia Clínica do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), da Rede Ebserh, foi premiado com o segundo lugar na categoria Experiência Profissional durante o VIII Meeting Nacional de Farmácia Clínica, realizado em Campo Grande. Seu trabalho, intitulado “A Importância das Orientações Farmacêuticas na Profilaxia de Infecções e Co-infecções Oportunistas em Paciente HIV: Relato de Experiência”, destacou-se entre os apresentados no evento, refletindo a excelência e o comprometimento da residência com a formação de profissionais capacitados.
Sobre o trabalho desenvolvido, Alexandre da Silva Cardoso explicou que a ideia para elaboração do trabalho surgiu durante o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes vivendo com HIV/Aids (PVHA) e reuniões diárias com a equipe multiprofissional de saúde. “Foram observadas as dificuldades de entendimento da equipe multiprofissional e até mesmo do profissional farmacêutico em relação às constantes alterações no tratamento e na profilaxia medicamentosa da necessidade de orientações farmacêuticas relacionadas aos medicamentos. Foi observado e vivenciado a necessidade de se ter um material para consulta rápida e de fácil acesso, contendo todas as informações sobre as profilaxias e os tratamentos das infecções e co-infecções oportunistas em pacientes HIV”, disse.
O residente também ressaltou a importância de sua experiência no HU-UFGD para o desenvolvimento do trabalho. “Tal experiência proporcionou ganho de conhecimento imensurável em relação ao acompanhamento de PVHA, o qual ajudará todos os profissionais envolvidos no acompanhamento desses pacientes para as orientações e adequação correta dos tratamentos das profilaxias dessas infecções oportunistas.”
Ele também ressaltou que o trabalho foi fruto de um esforço coletivo. “Só foi possível o desenvolvimento do mesmo devido à disposição e ensinamento do farmacêutico Rodrigo Messa, como também todo apoio, incentivo e confiança da coordenadora Magda, na qual me deu todo suporte e orientou nas correções necessárias para que chegasse ao patamar de ser premiado.”
Sobre o reconhecimento recebido, Alexandre expressou que o reconhecimento proporciona um misto de sentimentos, principalmente de gratidão, ao ver a repercussão do trabalho premiado. “Ver o quanto as orientações farmacêuticas e o farmacêutico em si são de suma importância para os cuidados do paciente e de sua inserção na equipe multiprofissional. Então, hoje a alegria toda reflete como uma simples iniciativa de uma temática quase não abordada foi de tanta valia para o conhecimento e servirá de apoio para outros profissionais”, comemorou.
A chefe da Unidade de Farmácia Clínica do HU-UFGD, Magda Laíse Oliveira Tanaka, destacou a relevância da conquista pelo fato de este ser o primeiro ano do programa de Residência em Farmácia Clínica. “Receber o prêmio de segundo melhor trabalho apresentado na categoria de experiência profissional reflete o empenho e a dedicação de toda a equipe envolvida. É um reconhecimento importante do nosso compromisso com a excelência, inovação e com a busca constante por aprimorar os cuidados farmacêuticos”, afirmou.
Sobre a importância do prêmio para a Residência em Farmácia, Magda completou que a premiação representa um marco e valida o trabalho desenvolvido. “Demonstra que estamos no caminho certo. Além disso, serve como motivação para continuarmos investindo em projetos que promovam a qualidade na assistência farmacêutica e que possam contribuir para a formação de profissionais ainda mais preparados e capacitados”, finalizou.
Meeting Nacional de Farmácia Clínica
O VIII Meeting Nacional de Farmácia Clínica é um evento anual que faz parte da programação científica do estado de Mato Grosso do Sul, promovendo a capacitação e atualização de farmacêuticos e acadêmicos de todo o Brasil. Nesta edição, o tema “20 anos da Política Nacional de Medicamentos – Assistência Farmacêutica, Caminhos Inovadores e Perspectivas Futuras” abordou temas atuais e relevantes para a área.
Residência
A Residência em Farmácia do HU-UFGD oferece uma formação ampla e integrada, proporcionando aos residentes a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e humanas em diversas áreas da farmácia hospitalar. Além disso, os residentes participam de projetos inovadores e pesquisas, contribuindo ativamente para a melhoria dos serviços prestados e para o avanço do conhecimento na área farmacêutica.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.