Reservatórios em alta garantem bandeira verde e evitam custo extra na conta de luz em fevereiro

Volume de chuvas melhorou nível dos reservatórios das usinas – Divulgação

As contas de luz em fevereiro permanecerão com bandeira verde, ou seja, sem cobrança de custo adicional nas tarifas, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão reflete o cenário favorável do setor elétrico, com melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas em várias regiões do país.

De acordo com a Aneel, o volume de chuvas registrado na segunda quinzena de janeiro foi mais expressivo, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Com isso, os reservatórios apresentaram recuperação significativa, afastando a necessidade de acionar usinas termelétricas, que possuem maior custo de operação.

O sistema de bandeiras tarifárias, criado pela Aneel em 2015, tem como função indicar aos consumidores o custo real da geração de energia a cada mês. A sinalização é feita por meio das cores verde, amarela ou vermelha (em dois patamares), de acordo com as condições de geração e os custos envolvidos.

As bandeiras refletem fatores como o volume de chuvas, a disponibilidade de recursos hídricos e o acionamento de usinas térmicas. Quando há maior necessidade de uso dessas fontes mais caras, o sistema alerta os consumidores com tarifas adicionais — o que não será necessário em fevereiro.

Com a manutenção da bandeira verde, os consumidores brasileiros seguem beneficiados por um cenário mais estável no setor elétrico, o que contribui para aliviar o orçamento das famílias e sinaliza um início de ano com maior previsibilidade nos custos da energia.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.