Reitoria e UEMS/CG discutem viabilização de Campus II na capital

SEINFRA e SED são parceiras neste projeto

Nessa segunda-feira, 12 de julho de 2021, as Moreninhas, tradicional região de Campo Grande com mais de 40 mil habitantes, recebeu na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, a primeira visita técnica da reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de autoridades políticas e de Governo para conhecer a infraestrutura da Escola, e dar início às discussões com os representantes da comunidade local, para implementação do Campus II da Unidade da UEMS na Capital.

O Reitor da UEMS, Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho destaca que “a UEMS amplia sua atuação na capital. Esta ação de hoje consolida a parceria entre nossa Universidade, SED e SEINFRA, por meio da secretária Maria Cecília Amendola da Motta e do Secretário Eduardo Riedel. Os próximos passos são os trâmites internos nos Conselhos Superiores da UEMS e pesquisas qualitativas junto à população do bairro para a escolha do curso a ser ofertado”.

“Estar aqui hoje é importante, pois falar e trabalhar pela Educação é algo essencial. Assim, esse evento busca consolidar a oferta e o reforço educacional aos nossos jovens. Está no DNA da UEMS a descentralização, com as muitas Unidades Universitárias (são 15 em diferentes municípios de MS, além dos polos EaD) e demais Campus (Mundo Novo e Naviraí). Sabemos da dimensão social da Universidade para a população do MS, e neste prédio, sem custo algum de investimento em infraestrutura, ofertaremos o curso que a comunidade das Moreninhas escolher. É um projeto transformador”, confirma o Secretário de Estado de Infraestrutura (SEINFRA) o compromisso do Governo do Estado.

“Essa reunião de trabalho é a realização de um sonho e materializa a missão da UEMS, que é fazer-se presente, enquanto Universidade, junto à população e a quem mais precisa ter acesso à Educação Superior”, vislumbra a Vice-reitora, Profa. Dra. Celi Correa Neres.

Em consonância com o processo de melhoria da educação pública em Mato Grosso do Sul, o gerente da UEMS em Campo Grande relata que “o esforço conjunto para o Campus II da UEMS de Campo Grande no bairro das Moreninhas está alinhado com premissa da UEMS que é a oferta do ensino gratuito e de qualidade a todas as pessoas, bem como ações de pesquisa e extensão. Nesse sentido, a UEMS confirma sua responsabilidade social com uma ação que retorne um impacto na vida das pessoas colaborando para o desenvolvimento do Estado de MS”.

A Escola Waldemir Barros da Silva é um símbolo de transformação e valorização da educação estadual, conforme explica a Secretária de Estado de Educação (SED), Mara Cecília Amendola da Motta: A região das Moreninhas foi uma das primeiras a receber investimento em Educação do Governador Reinaldo Azambuja. Esta Escola foi a primeira na qual implantamos o sistema de Ensino Integral, uma vez que os índices aqui eram preocupantes, com 25% de abandono e evasões. Tornou-se uma referência, uma Escola modelo. Após um ano, reduzimos para 2,39% de evasão após a oferta de Ensino em Tempo Integral. É possível termos alunos que não evadem da Escola, é possível incentivar que eles prossigam para a Universidade. Dividir o trabalho e a responsabilidade nos garante, por meio da Educação, obter a felicidade e satisfação da população.

Considerada um modelo a ser seguido, múltiplas vezes premiada, a Escola WBS, como é conhecida na região, tornou-se em 2018  a primeira escola de MS a implementar o Programa do Governo para a Rede de Educação Estadual, a Escola de Autoria, com o Ensino Médio em Tempo Integral, sendo reconhecida pela qualidade do seu ensino em todo o Estado e na região Centro-oeste.

Autoridades e reitores estiveram nesta segunda-feira em visita técnica na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva – Assessoria

Hoje, além do ensino regular, possui uma ampla estrutura para desenvolver projetos com os alunos: são 16 salas distribuídas em dois pisos, dessas, três (3) são laboratórios de informática; no piso térreo possui mais dois (2) laboratórios de informática e quatro (4) de base científica, sendo 1 de biologia, 1 de química, 1 de física e 1 de matemática, além de 1 quadra poliesportiva coberta. A área total da escola é de cerca de dez mil e quinhentos metros quadrados (10.500m2). Toda essa estrutura é utilizada no período diurno, das 07h30 às 16h30, pelos anos do Ensino Médio, contando com todo o período noturno livre para uso.

“É um sonho que está sendo realizado, um sonho de muito tempo atrás, me formei na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva no Ensino Médio, o sonho era continuar na faculdade, mas não tínhamos essa possibilidade aqui. A partir daí, caminhei na carreira política e se tornou uma luta minha, compartilhada com o Deputado Federal Dagoberto Nogueira em parceria com o Dep. Federal Beto Pereira e com os vereadores Marcos Tabosa e Juari Pinto, trazer para as Moreninhas faculdade pública de qualidade, sonho de cada pai e cada mãe”, relata emocionado o Vereador Zé da Farmácia – morador das Moreninhas.

O Evento também contou com a presença da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPPI), Profa. Dra. Luciana Ferreira da Silva, que entregou o relatório impresso do Diagnóstico 2020 a 2040 que a PROPPI/UEMS produziu em parceria com o Governo do Estado às Autoridades Políticas presentes.

Bancada federal apoia UEMS

Deputado federal Dagoberto Nogueira

“Venho cumprimentar a gestão da UEMS, por intermédio do reitor Laércio de Carvalho, pela criação deste Campus II da UEMS de Campo Grande. Aqui nas Moreninhas, nos encontramos do lado oposto da Unidade Universitária da UEMS. Uma vez instalado, essa estrutura poderá ofertar Ensino Superior à população local deste bairro. É uma ousadia que vai garantir a realização de sonhos de diversas pessoas”.

Deputado federal Beto Pereira

“Tenho a grata satisfação de dividir com o deputado Dagoberto, importantes ações conjuntas para a Educação do Estado. Repasses financeiros, emendas parlamentares para a UEMS e em todas as demais esferas. Essa ação efetiva parcerias em diversos níveis e quem será beneficiada é a população. Contamos com os investimentos do Governo Estadual e da Bancada Federal para fortalecer a UEMS e garantir Educação Superior às pessoas que mais precisam”.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.