Reitora e vice-reitor da UFGD apresentam Plano de Relacionamento Institucional à Câmara de Dourados

Alan Guedes acompanhado da reitora pró-tempore da UFGD Mirlene Damázio e vice-reitor Luciano Geisenhoff – Foto: Thiago Morais

A reitora pró-tempore da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Mirlene Ferreira Macedo Damázio e o vice-reitor Luciano Oliveira Geisenhoff, visitaram na manhã desta sexta-feira (14) a Câmara de Dourados para apresentar o Plano de Relacionamento Institucional e também falar sobre os investimentos da instituição no município.  Eles foram recebidos pelo presidente da Casa de Leis, vereador Alan Guedes (DEM).

Conforme a reitora da universidade, a UFGD possui pluralidade intelectual altíssima, com diversas pesquisas científicas importantes para o desenvolvimento do município, porém a maioria das pesquisas acadêmicas são pouco difundidas entre a comunidade externa. Com isso, Mirlene quer aproximar a universidade da população.

“Nós queremos devolver tudo o que a sociedade investiu. Queremos a universidade aberta à população, com diversos projetos e atividades”, ressaltou a reitora. “Ter diálogos mais provocativos para tecer interfaces e com benefícios para a comunidade”, completou.

A reitora e pró-reitor ainda apontaram que, cerca de 12 mil pessoas, entre estudantes e servidores, circulam diariamente pela universidade e, em média, 100 contratos de empresas terceirizadas são fechados por ano, resultando em um grande e positivo impacto no município. Além de que o Hospital Universitário da UFGD atende diretamente 33 municípios do Estado.

“A universidade é um patrimônio de Dourados. O capital intelectual que a universidade possui precisa ser melhor aproveitado pela cidade, através de projetos de extensão ou parcerias com o município, que farão o conhecimento produzido chegar à ponta e também impactar a vida do nosso cidadão. Estamos desperdiçando talentos, já que muitos se graduam aqui, mas vão embora atuar em outros lugares”, analisou Alan Guedes.

“A Câmara se colocou à disposição da UFGD neste processo de abertura, uma vez que é uma importante instituição e com vasto campo de atuação e possibilidades”, completou o presidente da Casa de Leis.

O assessor da Administração Superior de Relações Públicas da UFGD, Franz Maciel Mendes, também acompanhou a visita ao Poder Legislativo.