Reforma que pode manter Putin no poder até 2036 é sancionada

Presidente terá permissão para se candidatar mais duas vezes

O presidente da Rússia, Vladimir Putin – Foto: EPA

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta segunda-feira (5) a reforma constitucional que lhe permite se candidatar mais duas vezes e ficar no poder até 2036.

A mudança foi aprovada em referendo em julho do ano passado e proíbe que uma pessoa exerça o cargo de presidente por mais de dois mandatos. No entanto, o texto zera a contagem atual, abrindo caminho para Putin se candidatar mais duas vezes.

O mandatário comanda a Rússia desde 1999, quando assumiu o cargo de primeiro-ministro, e está atualmente em seu quarto mandato como chefe de Estado: os dois primeiros foram entre 2000 e 2008, e os dois últimos compreendem o período de 2012 a 2024.

Entre 2008 e 2012, Putin foi premiê na presidência de Dmitri Medvedev, mas era o líder “de facto” do país. Antes da reforma, a Constituição russa permitia que um presidente exercesse até dois mandatos consecutivos, mas não estabelecia limites para gestões intercaladas.

Em dezembro passado, Putin já havia sancionado uma lei que garante imunidade vitalícia a ex-presidentes e suas famílias.

Da AnsaFlash

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.