Serão oportunidades para médicos, profissionais da área assistencial e colaboradores da área administrativa. Entre as unidades contempladas está o HU-UFGD

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (12) dois chamamentos públicos visando a contratação de mais de dois mil profissionais para 40 hospitais universitários federais no país, entre os quais figura o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

Conforme o projeto básico de um dos concursos, que será nacional, 1.363 vagas serão distribuídas entre as filiais e a sede da Rede Ebserh. Não foram ainda divulgados os números de oportunidades para cada localidade, no entanto, são previstas de forma geral 448 vagas para médicos de 69 especialidades, 800 vagas para profissionais da área assistencial e 115 administrativos.

Paralelo ao concurso nacional, a Ebserh realizará processo seletivo para preenchimento de 887 vagas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que recentemente aderiu à Rede. São 173 vagas para médicos de 71 especialidades, 614 vagas para a área assistencial e 100 administrativos.

“A realização desse concurso nacional é orientada por três principais fatores: a substituição, tanto de pessoal de Regime Jurídico Único (RJU) que se aposenta, e essa era mesmo a ideia por trás da concepção da Ebserh; quanto do pessoal que tem o chamado vínculo precário, que são pessoas vinculadas às fundações universitárias, por celetistas, em ambos os casos. Além disso, há uma alta rotatividade de profissionais da área de saúde, o que prejudica os serviços que são prestados”, explicou o diretor de Gestão de Pessoas da Ebserh, Rodrigo Barbosa.

Ele explica, ainda, que os hospitais funcionam em regime de escala e a falta de determinados profissionais em certas áreas pode comprometer todo o serviço. “Por isso, é de suma importância que a Ebserh tenha sempre vigente um concurso que possa servir como mecanismo de reposição desses funcionários”, complementou Rodrigo. Atualmente, de acordo com o diretor, a Ebserh não conta com cadastro de reserva vigente e, por outro lado, há um déficit de aproximadamente 20% no quadro de pessoal.

Nos dois concursos, os candidatos passarão por duas etapas de seleção: prova objetiva e análise de títulos e de experiência profissional. A Ebserh receberá propostas das empresas interessadas em organizar os concursos até o próximo dia 27 de agosto. O objetivo é que os editais sejam publicados ainda neste semestre.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao MEC, a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: apoiam a formação de profissionais de saúde, o desenvolvimento de pesquisas e atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Ebserh é, hoje, a maior rede hospitalar do Brasil, com aproximadamente 9 mil leitos ativos, realizando cerca de 375 mil internações, 180 mil cirurgias hospitalares e 24 milhões de consultas e exames por ano. Os pilares são o ensino e a pesquisa. Para isso, a Rede conta com 959 programas de residência (médica, multiprofissional e uniprofissional) com um total de 7.552 residentes matriculados, além de ser campo de prática para mais de 60 mil graduandos na área da saúde em 32 universidades federais.

Acesse o chamamento público e o projeto básico do concurso nacional.

Acesse o chamamento público e o projeto básico do concurso do HU-UFU.