Quem usar pré-preenchida e optar pelo Pix recebe antes – Foto: Shutterstock

A Receita Federal anunciou que os contribuintes deverão entregar a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2025 entre os dias 17 de março e 30 de maio. O envio dentro do prazo é fundamental para evitar multas e garantir a restituição nos primeiros lotes, caso haja valores a receber.

Junto com o início do prazo, o órgão também divulgou o calendário oficial de restituições. O primeiro lote será pago no dia 30 de maio, coincidindo com o fim do período de entrega da declaração. Os demais pagamentos ocorrerão em 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro, quando será liberado o quinto e último lote.

Uma novidade importante para este ano é a nova regra de prioridade no recebimento da restituição. Terão preferência os contribuintes que utilizarem simultaneamente a declaração pré-preenchida e escolherem o Pix como forma de recebimento. Antes, bastava optar por apenas uma dessas opções para ter prioridade.

Apesar dessa mudança, seguem válidas as prioridades legais já estabelecidas: idosos com 80 anos ou mais, pessoas a partir de 60 anos, contribuintes com deficiência ou doenças graves, e professores cuja principal fonte de renda seja o magistério. Em seguida, vêm os que utilizaram a pré-preenchida com Pix, depois os que usaram apenas uma das ferramentas e, por fim, os demais contribuintes.

A expectativa da Receita Federal é receber cerca de 46,2 milhões de declarações este ano, número superior aos 43,2 milhões registrados em 2024. O órgão reforça a importância de preencher corretamente todas as informações para evitar erros e garantir uma restituição mais rápida.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.