Ramim pede instalação de faixas de retenção para ciclistas e motociclistas

A medida ainda é educativa e não é regulamentada pelo Denatran, ou seja, não é aplicada multa para quem desrespeitá-la - Foto: Assessoria
A medida ainda é educativa e não é regulamentada pelo Denatran, ou seja, não é aplicada multa para quem desrespeitá-la – Foto: Assessoria

O vereador Romualdo Ramim (PDT) solicitou à Agetran (Agência Municipal de Transportes e Trânsito) a instalação de faixas de retenção exclusivas para ciclistas e motociclistas, nos semáforos das principais vias do município. A indicação foi realizada ao usar a tribuna livre durante a sessão ordinária realizada na segunda-feira (14), na Casa de Leis.

Segundo o vereador, a medida executada em algumas cidades do país, proporcionará maior segurança aos motociclistas e ciclistas, sendo os que sofrem mais danos em casos de acidentes.

A faixa tem como objetivo ainda diminuir o conflito com automóveis durante a mudança no semáforo do vermelho para verde, com ela os condutores terão maior visibilidade e assim diminuir o número de acidentes nos cruzamentos.

“Todos nós devemos estar cientes que no trânsito existe uma hierarquia de segurança. Os maiores (carros e demais veículos) devem cuidar os menores (pedestres). Em São Paulo, onde a experiência existe, já há a comprovação de uma redução no número de acidentes envolvendo motos e pedestres”, esclareceu Ramim.

Ele explicou ainda que em São Paulo, primeira cidade do país a criar espaços exclusivos no trânsito, esse tipo de sinalização já existe desde o ano de 2013. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) da capital paulista, responsável pela instalação das faixas, faz uma avaliação positiva da medida que diminuiu consideravelmente o número de acidentes.