Rally da Safra 2018 chega ao MS em cenário de queda na produtividade do milho safrinha

Última equipe vai a campo verificar lavouras no Mato Grosso do Sul e Paraná; em Dourados evento regional reunirá produtores e profissionais do setor 

O Rally da Safra 2018, maior levantamento da safra de grãos do País, volta a campo a partir de segunda-feira, 04/06, para avaliar lavouras de milho safrinha nas regiões Sul e Sudoeste do Mato Grosso do Sul e Oeste e Norte do Paraná, concluindo os trabalhos no dia 08. A Agroconsult, organizadora da expedição, reduziu a estimativa de produção do cereal para 55 milhões de toneladas, conforme dados da segunda quinzena de maio, em razão de ajustes nas produtividades do Sul do Mato Grosso do Sul e Norte do Paraná, regiões tradicionais de safrinha, onde as lavouras sofreram mais com a seca em abril e maio. Em comparação com a temporada passada, a queda na produção é de quase 20%. A área plantada total no País soma 11,8 milhões de hectares, conforme a estimativa, com queda de 2% em comparação à safra passada.

Segundo o coordenador do Rally, André Debastiani, sócio analista da Agroconsult, a região mais afetada pela estiagem foi o Norte do Paraná, que registrou ainda plantio mais tardio e abandono de áreas. No Sul do Mato Grosso do Sul, as condições climáticas foram semelhantes às registradas no Norte paranaense, provocando perda de potencial produtivo. O trabalho em campo da Equipe 12 permitirá um levantamento mais preciso da produtividade média e do abandono das áreas prejudicadas pela seca.

Em Dourados/MS, será realizado nesta terça-feira, dia 05, um evento técnico regional voltado a produtores e profissionais do setor. No encontro, será traçado o cenário dos mercados de soja a partir dos resultados colhidos em campo pelos técnicos do Rally e as perspectivas de milho safrinha. O trabalho da expedição entre os meses de janeiro e março permitiu confirmar novo recorde de soja, tanto de produtividade como de produção.

“Será um momento de debate, construção de conhecimento e de retribuirmos aos produtores toda a informação coletada em campo, além de uma oportunidade de reuni-los para troca de informações e interação com os técnicos das empresas patrocinadoras”, afirma Debastiani.

Roteiro

Nesta 15ª edição do Rally são 12 equipes em campo, das quais nove avaliaram as lavouras de soja até o mês de março. Outras três vão a campo entre maio e junho para verificar as áreas de milho segunda safra. O levantamento passará por 500 municípios nos 13 principais estados produtores: Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Ao todo, a expedição fará dez eventos regionais – com objetivo de divulgar dados da safra e apresentar cenários de mercado – e mais de 30 cafés com produtores – para levantar expectativas sobre a safra da região e debater temas importantes para o setor. Diversas entrevistas com produtores e técnicos ao longo do percurso serão realizadas para validar as informações coletadas a campo. A estimativa é percorrer um total de 95 mil quilômetros neste ano, com aproximadamente 1500 lavouras amostradas e 3.000 produtores contatados.

As atividades em campo do Rally da Safra tiveram início no dia 15 de janeiro com a Equipe 1 no Mato Grosso. A Equipe 2 foi às regiões Norte e Oeste do Paraná entre 22 e 24 de janeiro. Depois seguiu para o Mato Grosso do Sul cobrindo toda a região Sul até chegar a Campo Grande, finalizando a etapa no dia 27 de janeiro.

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, a Equipe 3 esteve na região do Sudoeste de Goiás e no Sudeste do Mato Grosso para fazer o levantamento das lavouras de ciclo precoce da soja. Já a Equipe 4 retornou ao Mato Grosso para avaliar a soja de ciclo médio e tardio na região do Médio-Norte e Oeste do estado. A Equipe 5 foi ao Nordeste do Mato Grosso, finalizando o levantamento de soja no Estado.

Em seguida, a Equipe 6 percorreu Goiás e Minas Gerais entre os dias 5 e 9 de março. Técnicos da Equipe 7 estiveram nas regiões de Holambra, Itapetininga, Paranapanema, Capão Bonito e Itapeva, em São Paulo, e depois seguiram para o Centro e Sudoeste paranaense. A Equipe 8 avaliou as lavouras no Sul do Brasil nas regiões do oeste de SC, Planalto e Serra do Rio Grande do Sul. Já a Equipe 9 finalizou a etapa de soja no Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. A Equipe 10, a primeira a avaliar o milho segunda safra, esteve na região Médio-Norte e Oeste do Mato Grosso. A Equipe 11 avaliou área de safrinha no Sudeste do Mato Grosso e sudoeste de Goiás.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2018 chega à 15ª edição com patrocínio do Banco Santander, FMC, Monsanto, VLI, Amarok / Volkswagen, com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, Markel Seguros e WebMotors.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra

Evento em Dourados (MS)

Data:  05 de junho (terça-feira)

Horário: 18h

Local: Kikão Eventos

Endereço: Av. Weimar Gonçalves Torres, 2176 A Centro – Dourados MS

Faça sua inscrição: http://form.rallydasafra.com.br/b83e7924a44292adff63

Equipe 12

DATAMUNICÍPIOUFOBSERVAÇÃO
04/jun segCampo GrandeMSConcentração da Equipe
05/jun terDouradosMSEvento Regional
06/jun quaGuaíraPRPernoite
07/jun quiCascavelPREvento Regional
08/jun sexMaringáPRFinal da Etapa

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.