Radar comprova deslocamento de geleira na Itália

Parte do glaciar Planpincieux corre risco de colapso

Glaciar Planpincieux, no maciço do Monte Bianco – Foto: EPA

O radar instalado nesta quinta-feira (26) para monitorar o glaciar Planpincieux, no extremo-norte da Itália, confirmou que o bloco de gelo se desloca cerca de 30 centímetros por dia.

A geleira fica no maciço do Monte Bianco (Mont Blanc, em francês), na região do Vale de Aosta, e virou motivo de preocupação e monitoramento constante por causa do risco de desabamento.

O Planpincieux é um glaciar suspenso de 2,4 quilômetros de extensão, indo de 3,6 mil a 2,3 mil metros de altitude. Segundo técnicos de Aosta, um bloco de 250 mil metros cúbicos de gelo pode se desprender a qualquer momento.

O risco de colapso levou as autoridades a instalarem um radar que monitora a posição da geleira hora a hora, com precisão milimétrica. Até então, o acompanhamento era apenas fotográfico e não tinha como objetivo ser um sistema de alerta.

Segundo o especialista em geleiras Fabrizio Grillo, da Fundação Montagna Sicura, de Courmayeur, o Planpincieux já perdeu 2,5 mil metros cúbicos de gelo em dois pequenos desmoronamentos desde a última terça (24).

“Esse é um caso simbólico. A situação preocupante das geleiras evidencia a emergência climática”, disse nesta quinta o ministro do Meio Ambiente da Itália, Sergio Costa. Apesar disso, as autoridades de Courmayeur afirmam que não há risco para áreas habitadas.

Uma estrada que passa sob a geleira foi fechada por precaução, mas a Prefeitura deve abrir uma via alternativa nesta sexta (27).

Da AnsaFlash