Quatro benefícios do programa de estágio para sua empresa

Importante para o crescimento profissional de jovens talentos em início de carreira, o estágio é uma etapa fundamental para quem deseja ingressar no mercado de trabalho. Quando as empresas ofertam vagas de estágio, possibilitam que estudantes coloquem em prática conhecimento e técnicas adquiridos durante o ensino superior ou profissional.

Segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2020, havia mais de 8 milhões de alunos no ensino médio e técnico, porém apenas 214 mil estagiavam. Já no ensino superior, 8,4 milhões de pessoas estavam matriculadas em faculdades e universidades e, dessas, só 686 mil tinham um estágio. Na mesma época, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) fez a conexão entre mais de 700 instituições de ensino com 5.600 empresas, que resultou na contratação de 37 mil estagiários por todo Brasil.

Alguns empreendedores, quando pensam nos funcionários do seu negócio, focam a atenção apenas nas principais funções e cargos da empresa, deixando de notar outras soluções que poderiam ser bem interessantes, como desenvolver um programa de valorização de jovens talentos por meio do estágio.

Para conscientizá-los, elencamos quatro benefícios que os programas de estágio oferecem para empresas de todos os portes. Confira:

  1. Novos talentos

Para as empresas, o programa de estágio representa a possibilidade de recrutar, capacitar e descobrir novos talentos para compor o quadro de funcionários. Isso é vantajoso para a imagem da empresa, já que as organizações que investem na formação de jovens são bem vistas pela sociedade e ganham mais credibilidade no mercado.

  1. Parcerias de ensino

Ao oferecer vagas de estágio, as organizações também criam uma parceria com as instituições de ensino, que facilita o fluxo de informações sobre os avanços conceituais e tecnológicos da área de atuação dos estudantes e da empresa.

  1. Multiplica conhecimento

Por meio do programa de estágio, a empresa contrata e desenvolve o perfil profissional das pessoas de acordo com a missão e os valores da instituição. Com isso, multiplica a cultura e ensina as competências esperadas pela empresa.

  1. Renovação experiente

A empresa economiza com processos seletivos, pois pode contratar os antigos estagiários que já trazem a bagagem de conhecimento que precisam. Além disso, ao efetivá-los, a instituição possibilita que o profissional reveja processos e desenvolva novas habilidades enquanto ensina os próximos estagiários.

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