Qual é o melhor aparelho de TV para você?

Configurações e recursos dependem do bolso e do objetivo do consumidor

As smart TVs fazem sucesso com funções inteligentes, acesso à internet e a conteúdos presentes em outras plataformas, como Youtube e Netflix. Para escolher um melhor modelo, no entanto, é necessário ficar atento a alguns aspectos. A presença de alguns recursos pode encarecer ainda mais o produto. Com a popularização dos televisores inteligentes, se você fizer uma pesquisa, encontrará aparelhos a partir de R$ 1.000 e até TV em promoção.

Tamanho da TV

Esse é um dos atributos mais importantes. Você precisa analisar os seus hábitos para fazer a melhor escolha. Existem desde TVs de 40 e 50 polegadas, que atendem muito bem as necessidades de um consumidor menos exigente, até smart TVs de 88 polegadas ou mais. Também é importante observar o espaço que você tem disponível para colocar a TV e a distância que você vai ficar dela. Quanto maior a distância, maior terá que ser a tela para uma melhor experiência. A orientação é verificar as medidas de onde você deseja colocar o televisor e também do produto que você quer comprar.

Tipos de tela

O mercado de tecnologia é repleto de nomenclaturas e recursos, e isso pode confundir o consumidor. No caso das telas, temos as de plasma, LCD, LED e OLED. As TVs de plasma tiveram seu momento, mas por causa do peso e do gasto de energia, foram largamente substituídas por outras tecnologias. As TVs de LCD são as mais comuns, apresentam imagem de alta qualidade e são mais finas, leves e resistentes. Dentro desse grupo, estão as TVs iluminadas por LED, que oferecem imagens mais brilhantes e gastam menos energia. As TVs OLED são uma evolução das de Led. Por serem ainda melhores, são relativamente caras.

Outra questão é a discussão entre TV plana ou curva. A primeira é mais comum, enquanto a segunda promete um maior campo de visão, mas esse adicional deixa os televisores muito mais caros.

Resolução

Não basta ter apenas uma boa tela para ter qualidade de imagem. Para isso, é necessário observar a resolução oferecida pelo televisor. Hoje, as denominações são muitas: 4K, Ultra HD, Full HD, HD… Via de regra, as TVs 4K são as que possuem maior resolução (4096 X 2304). No entanto, as televisões que possuem essa configuração são extremamente caras e não justificam o investimento, já que poucos conteúdos hoje são em 4K. A resolução mais frequente é a Full HD (1920 x 1080), presente na maioria das smart TVs atuais. Aparelhos com HD são muito mais modestos e geralmente mais antigos.

No mesmo pacote da 4K, estão as TVs com óculos 3D. Se você tiver dinheiro sobrando e quiser comprar para testar esse recurso, tudo bem. Mas os conteúdos em 3D disponíveis ainda são muito limitados e você terá que esperar um bom tempo até que isso se popularize e você realmente se beneficie com o recurso.

Entradas

Nada pior do que comprar uma smart TV e descobrir que ela não tem entradas o suficiente para conectar tudo o que você deseja, como videogame e notebook. O ideal é que o aparelho tenha, pelo menos, duas entradas HDMI, mas você pode calcular esse número sabendo o que você deseja conectar na TV. Normalmente, as smart TVs também incluem entradas USB, caso você deseje plugar um pendrive ou um HD, por exemplo.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.