Proposta de ensino médio integrado é opção inovadora no MS

Uma proposta inovadora, inspirada em iniciativas educacionais de países da Europa e América do Norte, com o objetivo de preparar o jovem para uma realidade de mercado cada vez mais próxima. Esse é o foco da proposta de ensino médio integrado oferecido pelo Sesc e Senac, em Campo Grande.

A diretora de Educação Profissional do Senac MS, Jordana Duenha, explica que as instituições realizaram diversos estudos e pesquisas sobre o cenário do mundo do trabalho, levantando expectativas e tendências, e chegaram a esse modelo de ensino. “O mundo do trabalho aponta para um futuro onde a automação e a robotização estarão muito presentes nas profissões, inclusive substituindo muitas ocupações que existem hoje. A maioria das escolas de ensino médio ainda não está se atentando para essa realidade do mercado, preparando os alunos apenas com foco no Enem e para as carreiras mais tradicionais”, diz.

Em 2019, uma parceria entre Sesc e Senac MS proporcionou a ampliação da oferta educacional das instituições, por meio do ensino médio integrado ao ensino técnico. Agora, os alunos que concluírem o ensino fundamental no Sesc ou em qualquer escola de Campo Grande, poderão se matricular no ensino médio integrado e cursar ao mesmo tempo, e de maneira articulada, as disciplinas curriculares do ensino médio, que o habilitam a disputar vagas em qualquer instituição de educação superior, e cursar o Técnico em Programação de Jogos Digitais, que prepara o aluno para um mercado de trabalho em ascensão. Os alunos têm aulas nas duas instituições, em tempo integral, com teoria e prática concomitantes.

“O Senac pensou em uma proposta que associe o ensino médio ao ensino técnico, escolhendo para esse primeiro momento o curso técnico de Jogos Digitais, que reúne duas características interessantes: aborda um tema que desperta o interesse dos jovens, facilitando o processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que nos permite desenvolver nesse público competências de linguagem de programação, criatividade e empreendedorismo, assuntos de extrema relevância para a sua atuação futura em qualquer profissão. Além disso, aprimoramos o currículo central com uma série de estações que complementarão o conhecimento necessário para preparar esse jovem para os desafios do futuro do mundo do trabalho e da nova economia digital, ao mesmo tempo que o tornará mais seguro para fazer as melhores escolhas”, afirma a diretora.

Ao longo dos três anos de curso, o objetivo é preparar o aluno para essa vida futura, trabalhando conceitos de startups, inovação e de empreendedorismo, com eventos que insiram os jovens nesse contexto que já é realidade em muitos países e que em breve chegará de vez no Brasil.

“O curso na área digital foi escolhido por fazer parte do universo dos jovens e porque vai nos permitir desenvolver nesse aluno um conhecimento que a gente entende ser muito importante nesse mundo futuro, que é a linguagem de programação. Todos os estudos de tendência do mundo do trabalho em educação apontam que em qualquer profissão do futuro, seja das áreas tradicionais ou de tecnologia, o profissional que souber lidar com esses conhecimentos de programação, que são a base para as questões de inteligência artificial e internet das coisas, por exemplo, certamente estará mais preparado para atuar profissionalmente”, explica.

Outro diferencial do ensino médio integrado Sesc-Senac é o conteúdo sendo trabalhado de forma articulada. “Trabalhamos sim com os turnos diferentes, mas com o currículo integrado, fazendo com que os conteúdos do ensino médio façam mais sentido para o aluno a partir daquilo que ele está aprendendo no ensino técnico”, conclui Jordana.

A matriz curricular do curso está alinhada com as demandas da Base Nacional Comum Curricular, abordando todos os conteúdos necessários à preparação do aluno. O planejamento do curso foi definido de forma integrada por profissionais das duas instituições (professores, coordenadores pedagógicos e especialistas em educação). A metodologia de ensino se baseia na utilização de tecnologias e metodologias ativas, e as aulas são realizadas em ambientes de aprendizagem personalizados, que proporcionam o desenvolvimento da criatividade, inovação e empreendedorismo.

“Duas instituições que são referência em educação se unem para oportunizar um ambiente onde o currículo da educação básica se integra ao currículo da educação profissional, para uma ação intensiva e inovadora, que fará a diferença no futuro dos nossos jovens”, afirma o diretor do Senac MS, Vitor Mello.

Mais informações pelo telefone (67) 3311-4300 – Sesc Escola Horto.  

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.