Projeto “Dourados Agroecológica” avança com diálogo, vontade política e gestão

Ishy tem trabalhado no compromisso com a agroecologia, firmado ainda antes das eleições

Com diálogo e vontade política, projeto Dourados Agroecológica avança – Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) tem trabalhado no compromisso com a agroecologia, firmado ainda antes das eleições. Atualmente, esse trabalho teve desdobramentos com o fomento a políticas públicas no município, na tentativa de concretizar uma Central da Agricultura Familiar em Dourados, em parceria com o Poder Público, a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e a APOMS (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul).

Ishy acredita que tornar a cidade agroecológica depende de muito diálogo e vontade política, além de uma gestão criativa e eficiente. “Só assim conseguiremos avançar”, enfatiza. Ele destacou uma agenda proativa na última sexta-feira (16), construída com o curso de engenharia da UFGD, a APOMS, juntamente com as secretarias municipais de Agricultura, Obras e Desenvolvimento Econômico, com o “sinal verde” do prefeito, Alan Guedes, que também teve o comprometimento no ano passado.

Para o parlamentar, é muito importante estar cada vez mais integrado e, se possível, trazer eventos para o município junto a ANA (Articulação Nacional de Agroecologia). Desta forma, ele tem buscado parcerias, principalmente, quanto a emendas parlamentares que possam viabilizar recursos para desenvolver os projetos. Uma delas com o deputado federal Vander Loubet.

Por duas vezes reunido com os envolvidos no processo, o deputado afirmou ser parceiro e apoiar a ideia. O documento desenvolvido pelos participantes e que deverá ser entregue em breve a Loubet, tem como objetivo construir esse espaço de agroindústria agroecológica, um centro de distribuição, comercialização e e-commerce, feiras temáticas, cultura e lazer, incluindo agricultores familiares de todos os movimentos. “Estamos confiantes com essa equipe realizando a força-tarefa”, diz.

Lembrando que Ishy assumiu a Comissão de Agricultura em 2021, mas seu trabalho na área é realizado há anos. Ele é autor de Leis de incentivo à agroecologia, como a semana destinada a promover o debate sobre produção sustentável de alimentos, a de atividade econômica primária agroecológica em terrenos públicos e a que instituiu o Programa de Hortas Agroecológicas Comunitárias e Educativas no município. O vereador realizou importantes debates sobre a insegurança e soberania alimentar, como as audiências de 2015, 2018 e 2019. Além ainda do contato direto com Apoms, participando de vários eventos na região, como a Feira de Sementes Nativas e Crioulas.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.