Jerry Espíndola e Ju Souc durante apresentações – Foto: Projeto Além da Cor

O projeto “Além da Cor”, idealizado pelos artistas sul-mato-grossenses Ju Souc e Jerry Espíndola, tem promovido arte e reflexões em escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Após passar por cinco cidades – Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, Campo Grande e Jaraguari – a iniciativa encerra suas atividades no Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (ISMAC), integrando a programação do 53º Mês Social do Cego, a partir das 18h.

Sobre a parceria, Jerry Espíndola enfatiza o quanto “encerrar o projeto no ISMAC é significativo, pois conecta as pautas antirracistas às questões de acessibilidade e inclusão de pessoas cegas. É uma contribuição que reforça a diversidade e a reflexão social”.

No âmbito escolar, o projeto impactou cerca de 2 mil alunos em oito escolas estaduais, levando apresentações artísticas e diálogos sobre igualdade racial e inclusão. O nome “Além da Cor” é inspirado na música homônima de Ju e Jerry, que alcançou o 22º lugar entre 360 inscritos no Prêmio Luís Melodia, da Fundação Palmares.

Segundo Ju Souc, o projeto promove a valorização da cultura afro-brasileira e o movimento antirracista, com foco no público jovem, enquanto a presença no Ismac agrega outras pautas sociais de extrema importância. “Combinar a luta antirracista com questões de acessibilidade é fundamental para construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma.

Além da Cor também marca o encontro de duas gerações da música sul-mato-grossense: Ju Souc, compositora e multi-instrumentista, e Jerry Espíndola, cantor e compositor com 40 anos de carreira, precursor da polca rock e figura marcante no cenário cultural do Centro-Oeste.

O projeto conta com financiamento da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado.  Acompanhe mais sobre o projeto nos perfis @soucju e @jerryespindola – no Instagram.

Ismac – A celebração, realizada anualmente desde 1971, ocorre em dezembro em homenagem a Santa Luzia, padroeira dos olhos, com seu dia celebrado em 13 de dezembro. Entre as atividades, destaca-se o 48º Festival de Calouros, marcado para às 18h no pátio do ISMAC, localizado na Rua 25 de Dezembro, 262, Jardim dos Estados.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.