Aproximadamente 200 atendimentos foram prestados na noite de quarta-feira na UBS do Jardim Santo André, dentro da programação do Dourados Rosa – Foto: Assecom

Centenas de mulheres acorreram à UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Santo André na noite desta quarta-feira (3) para participar da agenda de eventos organizada como parte da programação do Dourados Rosa, que visa a conscientizar mulheres sobre a importância do exame preventivo, de toque de mama e orienta sobre encaminhamentos dos pedidos de mamografia e também oferece testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites.

Durante as atividades na Unidade do Santo André, a prefeita Délia Razuk disse que é muito importante essa presença das mulheres na agenda realizada durante a noite. “É muito significativa essa presença”, destacou. De acordo com o secretário Renato Vidigal, a Saúde estipulou uma meta ousada para a mobilização deste ano: “Pretendemos fazer 5.000 exames preventivos e atender toda a demanda de mamografias; hoje Dourados não tem mais filas nessa área”, garantiu.

O secretário de Saúde Renato Vidigal destacou ainda a importância da participação da mulher no Dourados Rosa. Ele cumprimentou a equipe da UBS do Santo André e falou sobre o desafio de coletar o máximo possível de preventivos, realizar os exames clínicos de mama e proporcionar o melhor acolhimento. “O diagnóstico precoce ainda é a melhor solução”, alertou.

A prefeita Délia Razuk agradeceu a disposição “dessas mulheres guerreiras” que lotaram a Unidade de Saúde e disse que, além das ações realizadas neste mês, a administração vai continuar se empenhando para que os cuidados com as pessoas sejam uma constante, em todos os meses do ano. A programação completa da campanha pode ser conferida pelo portal da Prefeitura de Dourados: http://www.dourados.ms.gov.br/index.php/dourados-rosa-vai-intensificar-exames-preventivos-e-mamografias/

Segundo a coordenadora da Unidade do Santo André, Karla Leal, a equipe composta por uma médica, 11 enfermeiros, além de fisioterapeuta, farmacêuticos bioquímicos, nutricionista e profissional de educação física, mobilizou ainda agentes comunitários de saúde, acadêmicos de Enfermagem da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e de Psicologia, Nutrição e Biomedicina.

Durante a programação, o cirurgião oncológico Victor Arce ministrou palestra sobre o câncer de mama e de colo uterino e permaneceu na Unidade, respondendo aos questionamentos de várias mulheres presentes. Ao final da noite, a coordenadora contabilizou cerca de 200 procedimentos realizados, incluindo a coleta de preventivos, exames de mamas, testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar.