Programa Famílias Fortes atenderá 300 famílias no Mato Grosso do Sul

Secretária Nacional da Família, Angela Gandra, participou da cerimônia de lançamento da iniciativa do Governo Federal, nesta quinta-feira (30)

Uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) permitirá a inclusão de 300 famílias no Programa Famílias Fortes. O lançamento oficial da iniciativa do Governo Federal no estado aconteceu nesta quinta-feira (30), com a presença da titular da Secretaria Nacional da Família (SNF/MMFDH), Angela Gandra.

A gestora agradeceu o apoio da instituição. “As universidades podem ser grandes porta-vozes do Programa Famílias Fortes a partir do ambiente acadêmico, promovendo, ainda, um duplo fortalecimento de vínculos, começando pelas famílias dos próprios estudantes. Agradecemos especialmente a parceria com a UFMS, que abraçou desde o primeiro momento o programa”, destacou.

O convênio com a universidade começa em dois campi, com intenção de ampliar para os outros oitos campos universitários da UFMS. Sessenta famílias da capital do estado já receberam certificado de participação no programa.

Projeto-piloto

As atividades do Famílias Fortes ocorrem em dois momentos. No primeiro, os pais e responsáveis se reúnem em uma sala e os filhos de 10 a 14 anos em outra. Os adultos são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para a interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

Na segunda parte do encontro, pais e filhos se reúnem numa mesma sala onde praticam as habilidades que aprenderam. Eles trabalham na resolução e comunicação de conflitos e se envolvem em atividades para aumentar a coesão familiar e o envolvimento positivo dos filhos na família.

Para a condução dos encontros, os facilitadores dispõem de um manual com detalhes de todas as atividades e de vídeos que abordam os temas a serem trabalhados com as famílias.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.