Programa de prevenção ‘Cozinha Experimental’ ensina receitas saudáveis com o tema ‘peixes’

Programa leva preparações saudáveis de maneira que os beneficiários consigam reproduzir em casa – Divulgação

Na noite da última terça-feira (06), os participantes da “Cozinha Experimental”, em Campo Grande, aprenderam alternativas saudáveis de preparações com peixes. O curso tem o objetivo de despertar o interesse por uma alimentação mais saudável, gerando assim, maior qualidade de vida, por meio de pratos saborosos e fáceis de fazer.

O programa de prevenção foi criado em 2012, em Campo Grande, e, desde o ano passado, também é realizado em Dourados. Na Capital, o curso acontece na Rua Abrão Júlio Rahe, 97. Para se inscrever, o beneficiário deve ligar no (67) 3382-8584. Em Dourados, o curso acontece na Rua Mato Grosso, 1470, entrada lateral pela Rua Onofre Pereira de Matos, no Jardim Climax, o beneficiário deve ligar para (67) 3033-8350.

Nesta edição, a nutricionista e coordenadora do programa de prevenção, Melissa de Andrade Ayache, ensinou para os beneficiários preparações nutritivas com peixes. O consumo regular deste ingrediente está associado a vários benefícios para a saúde. Salmão, tilápia, atum, sardinha, entre outros, são fontes de vitaminas e minerais, como ferro, cálcio e fósforo, que ajudam a desenvolver e proteger o organismo. Além disso, são ricos em ômega 3, substância que fortalece o sistema cardíaco e ajuda em diversas funções cerebrais, como a memória, o raciocínio lógico e capacidade de concentração. No curso, serão ensinadas preparações saudáveis que valorizem o valor nutritivo da carne branca.

A beneficiária Vanderli Batista Vargas conta que recentemente fez uma cirurgia bariátrica e, para um novo período de seu tratamento, busca alternativas diferenciadas e nutritivas para uma alimentação saudável. “Conheci a ‘Cozinha Experimental por meio dos panfletos informativos da Cassems, achei interessante, pois adoro cozinhar. Agora, com esse novo estilo de vida, preciso aprender a fazer novos pratos. Eu adoro peixe, é praticamente o meu prato favorito e, com o curso, descobri inúmeras maneiras de preparar”.

De acordo com a beneficiária Zenaide Dias, que conheceu o programa de prevenção por meio de uma consulta no Centro Médico e de Diagnóstico Avançado da Cassems (CMDA), o seu principal aprendizado foi sobre possíveis combinações para as preparações de peixe. “Comecei a ver os cursos e levei para a escola em que eu trabalho, as minhas colegas também se interessaram. Tive uma ótima impressão, haviam muitos pratos que ainda não tinha experimentado e tive a oportunidade de experimentar”.

Zenaide explica que trata colesterol e triglicerídes e, por orientação de sua nutricionista, precisa aprender alternativas de pratos mais nutritivos para integrarem o cardápio. “Na ‘Cozinha Experimental’, pude aprender coisas novas para melhorar a alimentação. Estou bastante surpresa com a Cassems, é a primeira vez que venho no Centro de Prevenção e é muito legal observar várias atividades acontecendo ao mesmo tempo”.

Junto de uma amiga, também servidora, Sueli Lorenzo participou da “Cozinha Experimental” e salienta que achou as receitas fáceis de fazer. “São ideias novas para mim, que já cozinho há tanto tempo, e dá pra reproduzir as receitas com muita facilidade. Peixe é saudável, mas o modo de fazer e os ingredientes interferem no valor nutritivo. Com isso, levo benefícios não só para mim, como para a minha família”.

A beneficiária Lorildes Figueiredo dos Reis afirma que peixe é o seu prato favorito e participar da “Cozinha Experimental” foi uma oportunidade para unir sabor e nutrição. “Eu aprendi muitas coisas e vou melhorar o meu desempenho na cozinha, porque eu como bastante peixe, há dois anos, só tenho isso na minha alimentação e, à partir de agora, vou incrementar”.

O beneficiário Augusto César da Silva explica que participou do programa de prevenção por recomendação da sua esposa. “Quero aprender e ajudar mais em casa. Hoje foi a minha primeira vez no curso, eu gostei e pretendo participar mais vezes. Temos que inovar nos pratos feitos em casa”.

Confira o cronograma dos cursos do programa de prevenção “Cozinha Experimental”, em Campo Grande e Dourados:

Cozinha Experimental Campo Grande:
– 27/08/19 – Alimentação Saudável para o dia a dia
– 10/09/19 – Curso de grãos e Leguminosas
– 24/09/19 – Cozinha vegetariana
– 15/10/19 – Quiches, Tortas e Bolos
– 29/10/19 – Cuidando do diabético: sua alimentação faz a diferença
– 12/11/19 – Cozinha low carb
– 26/11/19 – Hipersensibilidade alimentar- Cozinha sem glúten e sem lactose
– 03/12/19 – Ceia de Natal e Ano Novo

Cozinha Experimental Dourados:
– 08/08/19 – Preparações com peixe
– 20/08/19 – Alimentação Saudável para o dia a dia
– 03/09/19 – Curso de grãos e Leguminosas
– 17/09/19 – Cozinha vegetariana
– 03/10/19 – Quiches, Tortas e Bolos
– 24/10/19 – Cuidando do diabético: sua alimentação faz a diferença
– 05/11/19 – Cozinha low carb
– 21/11/19 – Hipersensibilidade alimentar- Cozinha sem glúten e sem lactose
– 05/12/19 – Ceia de Natal e Ano Novo