Programa de Aprendizagem do Senac EAD qualifica mais de 3 mil jovens para o mundo do trabalho

O curso Aprendizagem Profissional Comercial e Serviços de Supermercadorecebeu prêmio por seu modelo pedagógico na modalidade a distância

Conquistar uma oportunidade no mundo do trabalho pode ser um desafio para o jovem que ainda não adquiriu muita experiência profissional. Para este público, o Senac EAD tem uma iniciativa que propõe ajudá-los no desenvolvimento de competências e aumentar suas chances: o Programa de Aprendizagem, que já qualificou mais de 3.400 jovens, oferece dois cursos na área do comércio e um em gestão.

Durante a participação do programa, o jovem permanece quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira, na empresa que o contratou, sendo que por duas horas ele faz a prática profissional e, nas outras duas, ele estuda no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) do Senac EAD, disponível por meio do computador com acesso à internet.

Segundo Ariete Terezinha Bueno Murbach, analista de educação profissional do Senac EAD, no Paraná, por meio da iniciativa o jovem tem mais possibilidades de ser um profissional a se destacar no mundo do trabalho. “Isso porque, estará traçando em seu caráter o perfil de empreender, terá mais facilidade em tomadas de decisões e, quando necessário, também estará pronto para conceber e executar o que for solicitado”, explica.

Para participar, é preciso ter entre 14 e 24 anos e ter vínculo empregatício, já que a inscrição do jovem se dá por meio da empresa. Além disso, a empresa deve contratar o Senac como instituição profissionalizante que irá propiciar a realização da parte teórica do curso, enquanto cabe a ela a prática profissional. “A empresa contata a unidade do Senac, localizada mais perto, para matricular o jovem que ela selecionou para realizar o curso do Programa de Aprendizagem”, complementa Ariete.

Modelo premiado– Um dos três cursos previstos é oAprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados, que qualifica jovens para execução de atividades de empacotamento, controle de estoque, bem como a reposição de mercadorias e produtos, em empresas do segmento supermercadista.

O modelo pedagógico aplicado para esse curso a distância foi premiado, em segundo lugar, na categoria Experiência Inovadora, durante a realização do Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em setembro, no Paraná. A metodologia consiste no desenvolvimento de diferentes competências, em situações nas quais o aluno é o protagonista de seu processo de aprendizagem a distância.

Com essa proposta de modelo de desenvolvimento de competências, sintetiza Ana Paula Duarte, analista de educação do Senac EAD, no Paraná, o aprendiz constrói conhecimentos com a vivência, do fazer profissional, trazendo desde seus conhecimentos prévios até resoluções de situações problemas, cases, pesquisas, tudo simulado no contexto profissional e relacionado às atividades do dia a dia de um profissional.

Cursos do programa –A iniciativa oferta também oAprendizagemProfissional Comercial em Serviços de Vendas, além deAprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos. Confira cada um deles noPortal.

Serviço

Senac EAD

Curso: Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados.

Carga horária: 1.000 horas.

Matrícula: a empresa procura a unidade do Senac mais próxima para matricular o jovem.

Certificado:emitido e entregue, com validade em todo o território nacional, ao aluno que for aprovado em todas as unidades curriculares do curso.

Idade: de 14 anos completos até 24 anos incompletos.