Profissionais dos CEIMs de Dourados decidem por greve a partir de terça-feira, 08

Educadores/as dos Centros de Educação Infantil de Dourados (MS) decidiram, durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (04) no SIMTED, realizar greve parcial a partir da próxima terça-feira (08).

As professoras denunciam a falta de pessoal de apoio em salas de aula, com a grande redução no número de estagiários/as. Sem auxiliares em período integral, as profissionais não conseguem atender ao quantitativo de crianças por sala.

A decisão foi pautada pela Deliberação número 080 do COMED (Conselho Municipal de Educação de Dourados) de 16 de junho de 2014 e Resolução número 070 da SEMED (Secretaria Municipal de Educação) de 27 de novembro de 2015.

Sobre a Educação Infantil, a Deliberação 080 diz que “em qualquer faixa etária as funções de educar e cuidar deverão ser exercidas pelo professor, acompanhado por um auxiliar em período integral”.

Portanto, para não colocar as crianças em risco e por questões de segurança, as servidoras optaram pela paralisação parcial das atividades nos CEIMs. Serão realizadas reuniões com os Conselhos dos Centros de Educação Infantil, com os profissionais das unidades e pais e mães das crianças.

Os familiares devem procurar os CEIMs para ter mais informações sobre a paralisação. E devem ficar atentos também a recomendação da Deliberação de que “a capacidade de matrícula por sala na Educação Infantil será definida pela relação de uma criança para cada 1,5 metro quadrado, resguardando a quantidade estabelecida no Inciso I”.

a) de zero a um ano, até 6 (seis) crianças por professor;
b) de um a dois anos, até 8 (oito) crianças por professor;
c) de dois a três anos, até 12 (doze) crianças por professor;
d) de três a quatro anos, até 15 (quinze) crianças por professor;
e) de quatro a cinco anos, até 20 (vinte) crianças por professor;
f) de cinco a seis anos, até 20 (vinte) crianças por professor;

Uma nova assembleia dos/as educadores/as dos Centros de Educação Infantil está marcada para a próxima terça-feira (08), a partir das 09 horas.