Profissionais da educação de Dourados realizam panfletagens e caminhada no bairro Izidro Pedroso

Professores em caminhada no bairro Izidro Pedroso – Foto: SIMTED Dourados

Trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Dourados realizaram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira, 29, no CAM (Centro Administrativo Municipal), pela valorização salarial da categoria.

O ato reunindo centenas de educadores teve panfletagens e caminhada pelo bairro Izidro Pedroso em diálogo direto com a população. O movimento luta pela valorização salarial dos servidores administrativos.

A categoria deliberou em assembleia pleitear 4,13% de reajuste para o grupo administrativo relativo ao ano de 2018, com valores retroativos. Somados ao reajuste linear de 2,68% concedido a todo o funcionalismo municipal, o percentual final ficaria em 6,81%.

Mas a proposta da prefeitura contempla somente o magistério, para atingir o índice de 6,81% do Piso Municipal dos professores de 2018. Magistério e administrativo ainda esperam por uma previsão oficial do reajuste retroativo de 7,64% do Piso de 2017, que ainda não foi cumprido pelo município, gerando perdas salariais aos trabalhadores da educação.

O orçamento municipal da educação conta com recursos específicos, com obrigatoriedade de aplicação no ensino público. Os balanços mostram saldos positivos nos dois últimos anos, o que torna viável a valorização do administrativo da educação.