Profª Lourdes Monteiro propõe instalação de base do SAMU em Sanga Puitã

Medida visa garantir atendimento rápido e salvar vidas em emergências no distrito fronteiriço

Vereadora Profª Lourdes Monteiro (PL) – Divulgação/CMPP

Na sessão legislativa desta sexta-feira, 30 de maio de 2025, a Vereadora Profª Lourdes Monteiro (PL) apresentou indicação solicitando à Prefeitura de Ponta Porã a implantação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no distrito de Sanga Puitã.

A parlamentar destacou a distância considerável entre Sanga Puitã e o centro urbano de Ponta Porã como um fator que compromete o tempo de resposta em situações emergenciais, como acidentes, infartos e demais ocorrências graves. “Uma base do SAMU no distrito é uma necessidade urgente que pode representar a diferença entre a vida e a morte para muitos moradores”, enfatizou Lourdes.

Além da distância, a Vereadora lembrou que Sanga Puitã é uma região de fronteira, com grande movimentação de pessoas e veículos, o que naturalmente aumenta a demanda por atendimentos de urgência. A proposta foi encaminhada ao Prefeito Eduardo Campos e ao Secretário Municipal de Saúde, Daniel Kayatt, com o apelo de que a iniciativa seja priorizada pela gestão municipal.

Segundo a parlamentar, a descentralização do atendimento emergencial é uma questão de justiça social, pois garante que também as comunidades mais afastadas tenham acesso digno e rápido ao socorro médico.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.