Primeira turma do curso de Operadora de Mina do Senai Corumbá recebe diploma de formação

Dezenove mulheres receberam o diploma de formação do primeiro curso de Operadora de Mina em Corumbá. A turma concluiu a capacitação, realizada pelo SENAI em parceria com a empresa Vale, e a partir de agora estão aptas a trabalharem na área operacional da empresa.

Foram dois meses de curso, desenvolvido no SENAI com participação de uma autoescola contratada. As alunas aprenderam desde as competências nas operações de movimentação de produto em mina, até a segurança nas operações. Além disso, receberam treinamento específico na condução de caminhões.

Para a gerente do SENAI em Corumbá, Silvana Araújo de Barros, o curso Operadora de Mina foi inovador tanto para a empresa quanto para o SENAI. “Trouxe a oportunidade para as alunas dentro de uma área de trabalho ainda pouco exercida por mulheres. Foi um sucesso e mês que vem teremos mais 20 mulheres em outra turma”.

Outro ponto importante da capacitação foram palestras, orientações e apresentações de trabalho social que a empresa realiza, essa etapa do treinamento foi feita pela própria Vale para as estudantes durante o curso. O coordenador de RH da Vale ressaltou que ter esse contato com as alunas é justamente para apresentar às mulheres o compromisso e as demandas que a empresa tem em relação ao que elas irão enfrentar profissionalmente. “Fizemos adequações nas competências e nas disciplinas para atender demanda vinda da empresa, com a inserção de disciplinas voltadas às reais necessidades das operações”.

Na avaliação da supervisora de RH da Vale, Marlécia Oliveira, a turma atendeu às expectativas. “Estamos muito felizes por participar na construção, desenvolvimento e conclusão do curso operadora de mina, foi uma conclusão com êxito e um ótimo aproveitamento de estudos por parte das alunas. O objetivo com o curso foi facilitar a entrada das mulheres nas operações de mina da Vale e ajudar no desenvolvimento profissional delas”.

Capacitação do SENAI habilitou mulheres para o pleno desenvolvimento profissional

Para a formanda Fanni Rosalva Martins da Silva, a partir de agora, o futuro reserva muitas oportunidades. “Vejo a formação como uma ótima chance para me desenvolver profissionalmente. Esse curso foi de grande valia pois nos inseriu no mundo técnico do SENAI e ao mesmo tempo tivemos a participação da empresa Vale nas capacitações profissionais”.

Com experiência na condução de máquinas, a formanda Jeane Modesto de Santos, garantiu mais uma especialização para o currículo. ” Fiz o curso de operadora de mina para expandir meus horizontes profissionais. Já sou operadora de máquinas pesadas em uma mineradora da Região e com esse curso estarei apta a exercer novas funções dentro do campo da mineração”.

A oportunidade bate à porta para mulheres capacitadas pelo SENAI

Com o término do curso, a equipe da empresa Vale já começou as entrevistas com as alunas. Esse é o passo inicial no processo de contratação.

A próxima turma inicia o processo de capacitação em outubro, serão 20 vagas com o mesmo período de 2 meses de duração. As interessadas podem procurar a unidade do SENAI em Corumbá.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.