Prefeita Délia prestigiou evento do Previd e elogiou o trabalho dos dirigentes do órgão – Foto: A. Frota
Prefeita Délia prestigiou evento do Previd e elogiou o trabalho dos dirigentes do órgão – Foto: A. Frota

O Instituto de Previdência Social dos Servidores de Dourados (Previd) realizou nesta sexta-feira (28) mais um ciclo de palestras dentro da programação dos 10 anos do órgão. Este já é o terceiro evento este ano, alusivo às comemorações da primeira década do Previd.

Com a participação na abertura, a prefeita Délia Razuk destacou o privilégio que o maior município do interior do Estado tem em contar com previdência própria. “Quero parabenizar pelo trabalho e agradecer por este instituto que é bem administrado. Por onde eu ando que encontro algum prefeito de municípios da região, sempre alguém pergunta sobre o Previd, buscando informações e elogiando o trabalho. Isso é gratificante, parabéns”, disse a prefeita.

Duas palestras aconteceram durante a programação. A primeira sobre o tema “A necessidade de aperfeiçoamento da Legislação na Estruturação de Gestão Previdenciária”, com o palestrante Renato Lima do Nascimento, presidente da Associação dos Institutos Municipais de Previdência do Mato Grosso do Sul (Adimp/MS). Na sequência, ocorreu a palestra sobre “Responsabilidade Fiscal no Âmbito dos RPPS”, com Mariana Leal Capillé.

Presidido atualmente por Antonio Marcos Marques, o PreviD foi instituído em 28 de março de 2007, estabelecendo regime próprio de previdência social para servidores públicos e titulares de cargo efetivo em Dourados.

O PreviD é o regime próprio de previdência social (RPPS) do município e atende mais de cinco mil segurados e duzentos aposentados e pensionistas. Os benefícios previdenciários que o PreviD assegura são aposentadoria (em todas as regras), pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão.