“As oportunidades estão disfarçadas, podem estar perto de você”.

  • Por Gilclér Regina

Você sabe quais são os conselhos que o Bill Gates, o Zuckerberg e outros executivos de gigantes como Apple, Uber e Google dão aos seus filhos?

Eles orientam seus filhos a limitar o seu tempo no mundo on-line, nas redes sociais, nos aplicativos, porque não é lá que a vida acontece. Lá vamos aprender a ser mais do mesmo, pegar tudo pronto, virar “membro da manada”.

Eles ensinam aos seus filhos a ler mais um livro, a fazer um bolo, a cozinhar porque eles sabem que as oportunidades estão no mundo real e sabendo aproveita-las no mundo digital, pode fazer de você um novo gigante de negócios no mundo.

Como você acha que o Uber foi concebido? Passeando na Internet? Não. A ideia do Uber nasceu de alguém que aguardava um táxi na chuva.

Como foi criado o Netflix? Hoje até você ajuda a pagar a conta de um faturamento de 10 bilhões de dólares todos os anos. A empresa foi criada pelo Reed Hastings, um sujeito inconformado com uma multa exorbitante cobrada por uma locadora de vídeo, época que ele alugou o filme Apolo 13.

O Facebook foi criado no campus de uma universidade, numa enquete sobre as garotas mais bonitas da escola. Deu no que deu. Mais corriqueiro impossível.

Então vamos lá aproveitar estas ideias e oferecer uma educação melhor para as nossas crianças. Tudo tem uma história. Eu poderia citar aqui umas duzentas marcas mundiais e mesmo locais que tiveram seu início prestando atenção ao que acontecia ao seu redor.

E toda vez que você resolve um problema e se esse problema for comum a outras pessoas e, quem sabe, ninguém pensou nisso, pode virar um aplicativo e você, aí sim, se transforma num bilionário.

Praticar uma educação melhor é incentivar as crianças a fazer um bolo por exemplo, mesmo sendo apenas uma metáfora, outras coisas podem ser feitas,  ao invés de ficarem grudadas o tempo todo no Youtube e outros…

Nas palavras da jornalista inglesa Alice Thomson, isso é mais criativo e dará a  elas mais estímulos e sentirem-se futuros emergentes da tecnologia.

Preste atenção ao seu redor. O que é isso, ao seu redor? Pode ser dentro de casa, nas ruas, nas viagens, no seu trabalho, nos livros, na conversa da padaria, no final de semana com os amigos, nas decisões do governo, tudo enfim que faz parte do cotidiano de sua vida.

Todos os inventos, criações, produtos, novos aplicativos, novas carreiras, novas profissões, tudo tem uma história e igualmente é uma história de resolução de um problema, de superação de um momento difícil ou até de uma visão banal, corriqueira mas que ninguém ou não pensou antes ou pensou e não colocou em prática.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

  • Gilclér Regina

É escritor e palestrante profissional.
PALESTRAS:
www.gilclerregina.com.br
44-99720663 41-99958057

Sanesul_Dia Mundial da Água