Câmara recebeu eleitores, autoridades e homenageados para a sessão de prestação de contas de Marcelo Mourão – Foto: Thiago Morais

Mais de 300 pessoas estiveram na Câmara Municipal de Dourados, na sexta-feira (12), para a sessão solene de prestação de contas e entregas de honrarias dos 100 dias de mandato do vereador Marcelo Mourão (PRP).

Para início da solenidade, o parlamentar foi chamado ao plenário pelo estudante Victor Cauê, de 9 anos, que já participou de várias sessões da Câmara de Dourados e disse que, desde pequeno, sabe a importância da política na vida das pessoas. Apresentou Marcelo como um homem que leva a política muito a sério e tem respeito pelas pessoas.

A mesa foi composta pelo presidente da Câmara Alan Guedes (DEM), o vereador Olavo Sul (Patriotas), o deputado estadual José Carlos Barbosa, Barbosinha, (DEM), o ex-prefeito de Dourados, José Elias Moreira, a ex-vice-prefeita Dinaci Vieira Marques Ranzi, o secretário de Serviços Urbanos, Fabiano Costa, o promotor Cláudio Rogério Ferreira Gomes, da 5ª Promotoria de Justiça, o diretor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) Campus Dourados, Carlos Vinícius Figueiredo, o presidente da Academia Douradense de Letras, Marcos Coelho Cardoso, a coordenadora do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Rosana Alexandre da Silva, o presidente da Creche André Luiz, Josephina Capilé, e o estudante Victor Cauê.

Foi apresentado um vídeo de cerca de cinco minutos, no qual Marcelo fala sobre os 100 dias, desde quando foi chamado às pressas para assumir o cargo em 13 de dezembro, após a prisão de vereadores na Operação Cifra Negra. O vídeo está sendo compartilhado nas redes sociais do vereador.

Nos discursos, Barbosinha afirmou que cancelou compromisso em Glória de Dourados para prestigiar Mourão: “É muito bom quando vemos um político prestando contas de suas ações. Eu sei da sua paixão pela política e por Dourados, esse sentimento espontâneo que te aproxima das pessoas. Mais importante: eu sei do comprometimento, é uma pessoa que tem uma hist&oacute ;ria bonita, é um sonhador, mas é um sonhador com os pés no chão”.
Alan Guedes, por sua vez, relembrou o momento em que Marcelo tomou posse e com seu voto elegeu a nova mesa diretora da Câmara. Também lembrou projetos propostos pelo vereador Marcelo como a alteração da Lei Orgânica do Município, criação das Frentes Parlamentares e Parlamento Jovem.

Logo depois, Marcelo falou sobre a importância de se fazer a boa política, num compromisso em prol de todos os cidadãos e com os cidadãos participando mais das atividades da Câmara, indo conhecer o que os vereadores estão fazendo. “Reclamar só no Facebook não resolve absolutamente nada. O enfrentamento dos buracos da cidade passa pela eleição e continua depois dela, não só no dia de votar”, afirmou.

Ações
Em 100 dias, o parlamentar protocolou oito projetos de lei, encaminhou 26 indicações e 11 requerimentos, dos quais oito foram respondidos. Também outorgou uma moção de pesar e 17 moções de congratulações a pessoas que prestaram relevantes serviços à sociedade douradense.

Três projetos de lei de proposição de Marcelo Mourão foram aprovados durante os 100 dias de seu mandato. Um deles é a emenda à LOM (Lei Orgânica do Município) que reduziu para 20 dias o tempo máximo para que o Poder Executivo dê respostas aos requerimentos dos vereadores. A medida vai agilizar a tomada de decisões nos mandatos e aumentar a transparência d os dados públicos.

Outro projeto aprovado foi o que criou as frentes parlamentares, a ser compostas por no mínimo três vereadores que ficarão encarregados de buscar soluções para determinadas questões de interesse da população. O terceiro é de denominação da Rua Cícera Coelho de Araújo no Jardim Parque do Lago II.

Quatro projetos continuam em tramitação. O PL nº 06/2019, que visa estender de dois para 10 dias o prazo para que os usuários regularizem as multas no parquímetro, o PL nº 14/2019 que poderá proibir a realização de queimadas em terrenos e a incineração de lixo em vias públicas, lotes urbanos, no interior de imóveis públicos ou particulares e nas vegetações nativas.

O Projeto de Resolução nº 02/2019 visa instituir o Programa Parlamento Jovem de Dourados, destinado a proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo Municipal, estimulando um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a Casa de Leis do município.

O PL nº 08/2019 visa transformar em via coletora trecho da Rua Bolívia no Bairro Flor de Maio e o PL nº 36/2019 pretende vedar a nomeação para cargos comissionados ou de confiança de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha.

A maioria das 26 indicações foi atendida, levando serviços solicitados pela população na Praça do Cinquentenário, BNH 4º Plano, Jardim Pantanal, Jardim Vitória, Piratininga, Canaã IV, Rua Natal, Vila Cachoeirinha e outras localidades.

Marcelo destaca que seu gabinete está de portas abertas para todas as pessoas e convida a acompanhar as ações do mandato nas redes sociais, pelo WhatsApp (67) 99623-3195, site www.marcelomourao.com.br e e-mail mandatomarcelomourao@gmail .com.