Depois de Três Lagoas e Campo Grande, nesta quinta-feira (29/06) foi a vez de alunos e professores da Escola do Sesi de Corumbá receberem, das mãos do presidente da Fiems, Sérgio Longen, as mochilas personalizadas com a logomarca da instituição. Em uma manhã de festa, 300 estudantes do Ensino Fundamental e Médio lotaram o ginásio e esperavam ansiosos por uma das mochilas verdes, que já se tornou objeto de desejo entre os alunos da rede de escolas do Sesi de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, Longen também distribuiu mochilas para todos os docentes, além de homenagear com medalhas de honra ao mérito os quatro alunos que desenvolveram o projeto “Olho de Agamotto”, que, utilizando conceitos de robótica, auxilia a locomoção de deficientes visuais. “A distribuição das mochilas é um gesto de carinho do Sistema Fiems para incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos. É também uma forma de fazer com que eles reconheçam a educação como algo fundamental. Não é um prêmio, é algo simples, mas que reconhecemos como de muita importância para nossos estudantes”, destacou.

O superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, emendou que os alunos da educação regular da instituição já provaram, por mais de uma vez, serem merecedores de reconhecimento. “Nossa educação tecnológica já levou nossos alunos, ainda que tão jovens, a fazerem grandes feitos, como é o caso do Olho de Agamotto, que foi criado aqui na Escola do Sesi de Corumbá. O mundo para portadores de deficientes visuais pode ser inóspito e, por meio da pesquisa e estudo, nossos alunos pensaram em como ajuda-los”, disse, informando que as próximas entregas serão em Aparecida do Taboado, Dourados, Naviraí e Maracaju.

O diretor da Fiems, Edemir Chaim Asseff, avaliou que os jovens são o futuro do País, e qualquer forma de incentivo ao estudo contribui para um mundo melhor. “Dá para ver que essas crianças estão aqui hoje felizes e estimuladas por estarem em um ambiente de estudo que pode proporcionar esse presente a elas”, analisou.

Beneficiados

Aluna do 2º ano do Ensino Fundamental escolhida para representar a turma na solenidade de entrega das mochilas, Claudia Gabrielly Rodrigues Mendes ficou entusiasmada com o item novo no material escolar. “Acho que meus cadernos vão caber melhor aqui, vai ficar mais bonito e melhor para estudar”, comemorou.

Da 3ª série do Ensino Médio, Keyla Mendes da Silva contou que os alunos acompanharam as entregas de mochilas em outros municípios pelas redes sociais do Sesi e, por isso, todos estavam ansiosos para chegar a vez de Corumbá. “Vimos pelo Facebook que teve em Campo Grande e Três Lagoas, então a gente não via a hora de ser em Corumbá. A mochila é muito legal, e mostra que somos valorizados como alunos”, afirmou.

Medalhas

Além das mochilas personalizadas, incentivo maior para os alunos veio quando o presidente da Fiems anunciou que os alunos que desenvolveram o “Olho de Agamotto” receberiam, cada um, um Iphone 7, em forma de reconhecimento pelo trabalho e dedicação. “Premiamos os alunos com algo que para eles é um grande presente e, temos que reconhecer, é uma grande ferramenta de pesquisa para que possam navegar na Internet e buscar mais informações”, disse.

Em êxtase e já surpresos com o recebimento das medalhas de honra ao mérito perante toda a escola, o grupo responsável pelo “Olho de Agamotto” estava incrédulo com o prêmio. “Vai ajudar muito no nosso trabalho. Estou feliz demais, ainda não caiu a ficha”, disse Adilson Correa Junior, da 3ª série do Ensino Médio.

Maria Fernanda da Silva, Kianny Guerreiro, Naiara Rodrigues e Allison Barbosa também foram premiados com os aparelhos de celular, assim como os professores que orientaram o trabalho dos alunos, Carlos Campos e Marcelly Tavares. “É muito gratificante esse reconhecimento porque é um trabalho árduo, que exige muita dedicação, mas que quando é concluído faz tudo valer a pena”, declarou Marcelly.