A Prefeitura de Dourados, por meio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), realizará, de 02 a 06 de setembro, a Semana do Profissional de Educação Física, com extensa programação, que prevê palestras, oficinas, dinâmicas, entre outros. As vagas são limitadas.

As atividades são voltadas para profissionais e professores da área que atuam nas escolas públicas e privadas, academias, clínicas e outros espaços, além de estudantes de Educação Física dos cursos de licenciatura e bacharelados de Dourados e região.

A programação já está organizada e acontece no período (02 a 06), no horário das 18h30 às 22h, na Coordenadoria Regional de Educação (CRE-5), com exceção da atividade Clínica de Esporte, no dia 03 de setembro, que acontecerá no ginásio da Escola Imaculada Conceição.

A Secretaria destaca que a abertura oficial será no dia 02 de setembro, a partir das 18h30, na Coordenadoria. Haverá uma mesa redonda com a participação de profissionais que atuam na Secretaria de Saúde/UBS em Dourados, que vão abordar “A atuação do profissional de Educação Física e sua relação com a equipe interdisciplinar e multiprofissional junto ao NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família)”.

No dia 03 de setembro, às 18h30, no Ginásio de Esporte da Escola Imaculada Conceição acontece a “Clínica de Esporte: O Ensino do Voleibol na Educação Física Escolar”.

No dia 04 de setembro será a vez da oficina de dança, ritmos e linguagens corporais.

Para o dia 05 de setembro, a programação contará com o minicurso “Ações de urgências e emergências: medidas preventivas em caso de acidentes na escola”.

A semana terá a programação encerrada no dia 06 de setembro, com palestra magna que será proferida pelo professor Dartagnan Pinto Guedes que vai abordar “A Promoção da Saúde na Educação Física”.

A professora Mariza Araújo, do Núcleo de Educação Física e Esporte Escolar, destaca a importância de um evento desta magnitude em Dourados com ênfase na formação profissional, garantia conhecimento e trocas de experiências.

“Com a população tão adoecida há de se refletir a importância da prevenção de doenças, bem como a relevância que tem o trabalho da Educação Física em todos os campos de atuação, contribuindo com a boa qualidade de vida de todos. A prática da atividade física deve ser permanente na vida do indivíduo, e isso só cabe a um profissional de Educação Física apto para a prescrição de um programa, quer seja na escola, na academia, hospitais, centros de saúde e tantos outros espaços de atuação”, destaca.

A professora Mariza Araújo destaca que o evento conta com parcerias importantes como da Universidade Federal da Grande Dourados, Anhanguera, Skill Sports, 2º Grupamento de Bombeiro de Dourados, Associação dos Profissionais de Educação Física de Dourados, M.A Assessoria e Eventos, Kikão Restaurante, Coordenaria Regional de Educação, Secretaria de Saúde e Federação Internacional de Educação Física.

O evento terá uma certificação de 40 horas, sendo totalmente gratuito e aberto à participação de todos. As vagas são limitadas, para isso o interessado deverá fazer a sua inscrição antecipadamente através do link: https://forms.gle/Rs543SMrm8c4t9Aw6.