Prefeitura implanta rede de marcos geodésico em Dourados

Instalação de marcos geodésico deve seguir durante toda essa semana em Dourados – Foto: A. Frota

Em vários pontos da cidade serão instalados os marcos, dentro do trabalho que visa eficiência em georreferenciamento no município

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Planejamento, está implantando a rede de marcos geodésico em Dourados. A instalação dos pontos fixos, tanto na área central quanto nos bairros, contribuirá para eficiência em georreferenciamento no município.

O secretário de Planejamento Carlos Dobes Vieira revela que serão 23 marcos instalados. O marco tem formato de estrutura de concreto, fixada no solo, e contém informações que remetem a altitude, latitude e longitude daquele local, gravadas em chapa de aço.

Ele destaca que a ação será um “divisor de águas” no que se refere ao trabalho de planejamento de área do município e atende a direcionamento da prefeita Délia Razuk para posterior reformulação da cartografia.

“Existe a necessidade de novos levantamentos, por conta da expansão com novos loteamentos em Dourados e a instalação destas redes vai possibilitar que todos os projetos de loteamento ou qualquer outro que envolva a parte de cartografia seja relacionado a essa rede de marcos e, assim, conte com qualidade e precisão dos projetos, segurança jurídica e segurança cartográfica”, disse Dobes.

Os pontos possibilitam precisão milimétrica das áreas. O secretário explica que os itens vão possibilitar que todos os levantamentos e projetos de loteamento ou qualquer outro que envolva a parte de cartografia, o município poderá solicitar que esteja relacionado à rede de marcos. “Desta forma toda a estrutura de cartografia que o município venha realizar ou receber ocorrerá de forma precisa”, apontou.

As áreas mais propensas à expansão foram priorizadas para a instalação dos pontos. A ação deve seguir até o final desta semana. Outros encaminhamentos posteriores serão feitos com base nos levantamentos, para que se tenha uma cartografia que subsidie corretamente a região.

“É um novo momento para a cartografia de Dourados. Não tem como se planejar uma cidade sem que se conheça seu território. Hoje nós estamos redescobrindo nosso território por meio de uma cartografia confiável. Então, será possível um trabalho com mais eficiência”, complementa o secretário.

DEIXE UM COMENTÁRIO/RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.