Grupo visitou a antiga usina, tombada para o Patrimônio Histórico e Cultural de Dourados – Foto: Marcos Pierry

A Prefeitura de Dourados e a Fecomércio (Federação do Comércio de Mato Grosso do Sul) iniciaram nesta terça-feira as tratativas para parceria institucional visando à revitalização da Usina Velha.

A prefeita Délia Razuk recebeu em seu gabinete o presidente da Fecomércio, Edison Araújo e a diretora do Sesc (Serviço Social do Comércio), Regina Ferro, para discutir o assunto.

Também participaram do encontro presidente do Sindicom (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista), Valter Castro; os secretários de Planejamento, Carlos Dobes Vieira; de Serviços Urbanos, Fabiano Costa; de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt; e de Cultura Clarindo Cleber Gimenes.

Na reunião o presidente da Fecomercio apresentou as intenções da entidade em investir recursos financeiros em projetos de revitalização da Usina Velha, um dos mais importantes cartões postais de Dourados e que faz parte do patrimônio histórico do município.

A prefeita agradeceu o apoio da Federação do Comércio e afirmou que serão elaborados projetos para o melhor uso da usina.

O secretário de Planejamento Carlos Dobes afirmou que a partir desta primeira reunião os técnicos da Prefeitura vão discutir em conjunto com a Fecomercio, projetos para valorizar o espaço da Usina Velha, unindo o patrimônio histórico com as questões culturais de Dourados, a prática esportiva e de lazer e a proteção do meio ambiente.

A Usina Velha teve que ser fechada esta semana para a visitação pública por determinação do Corpo de Bombeiros por apresentar riscos à segurança da população.

A Usina Velha de Dourados foi construída em 1949 para produzir energia elétrica para a cidade, além de oferecer serviços de serraria, carpintaria e oficina mecânica. No aniversário de 80 anos do município, o local, que foi tombado como patrimônio histórico e cultural em 1991, virou ponto turístico.

Logo depois da reunião os secretários municipais e os técnicos da Fecomercio e do SESC fizeram uma visita à Usina Velha para reconhecimento da área.