Prefeitura de Dourados promove ação na praça neste sábado contra a hepatite viral

Uma ação de conscientização com a realização de testes rápidos será realizada pela Prefeitura de Dourados, através do departamento DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, entre 7h e 13h deste sábado (28), na Praça Antonio João.

Uma equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento) fornecerá orientações e fará testes rápidos para diagnóstico da doença.

Segundo a enfermeira Stephany Alarcon, responsável pela atividade, a Guarda Municipal é parceira, já que vai disponibilizar o ônibus como espaço para realização dos testes

“O nosso principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. As hepatites são doenças infecciosas que afetam o fígado e podem evoluir para forma crônica, gerando complicações como a cirrose ou o câncer. Hoje temos cerca de 450 pacientes notificados por hepatites no nosso serviço, embora esse número não possa ser tido como dado atual, porque ainda existem pacientes sem notificação”, explicou a Stephany.

Para participar da ação, basta que o cidadão apresente documento de identificação com foto.