Prefeitura de Dourados possibilitou a preparação de 6 mil hectares de solo para a agricultura familiar

Solo de pequenos produtores foram preparados com o apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria de Agricultura Familiar – Foto: Assecom

A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), possibilitou a preparação de seis mil hectares de solo de agricultores familiares do município.

“A Semaf em parceria com as associações, têm atendido os pequenos produtores e criadores em locais mais distantes, fomentando uma grande diversidade de tipos de cultivo e criações”, afirmou o secretário Junior Bittencourt ao fazer um balanço das atividades desenvolvidas pela secretaria durante o ano.

O secretário afirmou que a produção de alimentos é diversificada como tubérculos, legumes, batata doce, beterraba, cenoura, abóbora, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, mandioca, hortaliças e entre outros. Bittencourt disse que também é realizada renovação de pastagem para alimentação direta de animais, bem como para preparo de feno.

A Prefeitura de Dourados tem apoiado principalmente os que mais necessitam, os agricultores familiares que possuem pequenos módulos rurais, que, além de não possuírem condições econômicas pra adquirirem equipamentos agrícolas, mesmo que alguns tenham mínimas condições de pagar pelo serviço ainda assim não conseguem atendimento, pois o custo pra ir tão longe e preparar pouca terra não desperta o interesse da iniciativa privada.

“Basta ver às vezes a comoção de alguns pequenos agricultores quando chega a assistência agronômica e de preparo de solo até essas famílias”, disse o secretário ao relatar os casos de dezenas de produtores que elogiaram o trabalham da Semaf.

“A prefeita Délia Razuk tem dedicado uma atenção especial aos pequenos produtores e aos agricultores familiares e isso demonstra o compromisso da Administração Municipal com o setor”, finalizou o secretário.