Prefeitura de Dourados lança Núcleo de Defesa Civil em distritos

Agentes da Defesa Civil realizaram capacitação aos populares que se envolverão no Núcleo – Foto: Defesa Civil

Para acompanhar com maior proximidade ocorrências de fenômenos climáticos nos distritos, a Prefeitura de Dourados lançou nesta segunda-feira (18) o Núcleo de Defesa Civil. A ação ocorreu no distrito de Itahum, o primeiro a contar com a novidade. Outros distritos de Dourados terão o lançamento do Núcleo nos próximos dias.

O intuito é que a população auxilie no registro de fenômenos climáticos para que a instituição possa atuar mais enfaticamente nesses pontos com os encaminhamentos necessários em situações inesperadas geradas por alagamentos, ventanias, chuva de granizo, entre outras.

Durante o lançamento nos assentamentos Amparo e no Lagoa Grande, populares participaram de uma capacitação ministrada pelo coordenador municipal de Defesa Civil, Ademir Martins, e o diretor administrativo Johnes Santana.

Conforme o coordenador Ademir Martins, o projeto foi recebido muito positivamente pelos populares. Ele destacou que esse maior contato entre a sociedade e a instituição nesses pontos mais distantes da sede da Defesa Civil agregará para agilidade dos encaminhamentos.  

“Será um contato mais próximo e ajudará nos direcionamentos, pois não temos condições de estar em todos os locais do município e a população participando conosco vai impactar nos registros e nos auxiliar a tomar as providências necessárias para auxílio dos próprios moradores da área rural”, disse.

Ele enfatizou ainda que os núcleos começam a ser estruturados em um momento oportuno, já que as chuvas têm sido constantes no município.

O telefone para que os populares envolvidos no Núcleo realizarem registros será o já estabelecido para o contato com o cidadão, o 199.