A exemplo do ano passado, a Semed iniciou neste primeiro semestre o processo para aquisição dos materiais de 2020

Segunda carga de kits escolares chegou nesta quinta e no mesmo dia começou a ser distribuída às unidades de ensino – Foto: A. Frota

A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou nesta quinta-feira (23) a distribuição dos kits escolares para as unidades da Rede Municipal de Ensino. Por determinação da prefeita Délia Razuk, a entrega iniciou imediatamente após a segunda carreta com uma carga de kits chegar a Dourados. O secretário de Educação, Upiran Jorge Gonçalves, acompanhou as primeiras entregas, realizadas nos Ceims Professor Bertilo Binsfeld e Isilda Aparecida dos Santos Souza.

“Iniciamos imediatamente a entrega. Estamos aqui para esclarecer que o esforço foi concentrado em buscar o objetivo principal: entregar os kits. Gostaria que a sociedade compreendesse que há situações que fogem do nosso controle. O nosso objetivo continua sendo entregar os kits”, disse. Passaram-se três meses de aulas e o ano letivo ainda tem pelo menos seis meses pela frente em Dourados.

Nos Ceims, as coordenadoras receberam o material e destacaram o aporte para o ensino às crianças. Lucimaire Rodrigues Flores, coordenadora do Ceim Isilda Aparecida dos Santos Souza, unidade que atende 216 crianças, recebeu os kits e destacou a compreensão dos pais. “Temos uma comunidade escolar participativa e tivemos a compreensão deles em relação a este atraso. Também porque a Semed sempre nos amparou em relação às necessidades que tivemos”, disse.

No Ceim Professor Bertilo Binsfeld, a coordenadora Renata Faria Ronquigali Ribas também falou da compreensão dos pais em relação ao atraso e comemorou a chegada do material. “Não podemos negar que é essencial para os andamentos do trabalho com as crianças, afinal, tivemos três meses de aula e ainda temos quase o dobro pela frente”, disse. O Ceim atende 185 crianças.

Upiran lembra que os kits esperados para 2020 já são alvo de licitação da Semed, buscando que a entrega seja feita antes do início do ano letivo. “Foi assim ano passado. Mas, repito, algumas situações ocorrem e fogem ao nosso controle”, disse o secretário.

Atraso

A logística de entrega foi prejudicada em decorrência de um acidente com a carreta da empresa contratada. Para haver efetividade no cronograma de entrega, os kits que já estavam no almoxarifado aguardaram para serem entregues quando toda a carga estivesse em Dourados. “É uma decisão efetiva e racional. São mais de 80 unidades para visitar entregando os kits, algumas até em distritos. Como existem escolas que têm todas as séries do ensino fundamental, não seria conveniente levar kits de algumas salas e depois voltar lá para entregar os demais”, explicou o secretário.

Upiran lembrou todo o trabalho desempenhado para que os kits fossem entregues o quanto antes. O processo licitatório foi iniciado em junho de 2017 respeitando todos os processos burocráticos exigidos por lei. “Já depois de atrasos na licitação federal, o primeiro prazo de entrega era entre o final de março e primeira quinzena de abril, mas o acidente com a carreta prejudicou o cronograma”, disse. A entrega inicia em maio, semelhante ao que ocorreu no ano passado.

A informação divulgada na segunda semana de abril era de que as duas carretas haviam sido descarregadas, no entanto, apenas uma delas havia chegado e a outra, que tinha previsão de chegar no mesmo dia, não chegou em Dourados. A outra carga ficou retida após a carreta tombar, danificando alguns kits que tiveram de ser refeitos.

“A informação repassada por nós foi prejudicada pelo percalço do transporte. Situação alheia às nossas forças”, reiterou o secretário.

Os kits

São três kits que atendem os alunos do pré-escolar, do 1° ao 5° ano e do 6° ao 9°. Ao todo são 25,9 mil kits, sendo 4,4 mil do pré-escolar, 15,4 mil dos anos iniciais e 6,1 mil dos anos finais.

O kit escolar 1, para os alunos da pré-escola, contém uma agenda escolar, apontador, borracha, caderno de desenho, caneta hidrográfica, cola, giz de cera, lápis de cor, lápis grafite, massa de modelar, pincel, tesoura sem ponta e tinta a base d’água.

O kit escolar 2, para os alunos de 1° ao 5° ano, contém apontador, borracha escolar, caderno ‘brochurão’, caderno de desenho, caneta hidrográfica, cola, lápis de cor, lápis grafite, régua e tesoura sem ponta.

O kit escolar 3, para os alunos de 6° ao 9° ano, é composto de apontador, borracha, caderno universitário, canetas esferográficas azul, vermelha e preta, esquadro, lápis de cor, lápis grafite, régua e transferidor 180 graus.