Equipamentos serão entregues neste sábado no entreposto do mel, na escola agrotécnica de Dourados – Foto: A. Frota
Equipamentos serão entregues neste sábado no entreposto do mel, na escola agrotécnica de Dourados – Foto: A. Frota

Com a entrega de equipamentos, a prefeitura de Dourados vai inaugurar, às 8h30 deste sábado, o Entreposto do Mel que funciona em espaço cedido pelo município à Promel (Associação dos Produtores de Mel de Dourados) na Escola Agrotécnica Municipal Padre André Capelli, localizada na rodovia Gumercindo Pimenta dos Reis, que demanda ao distrito de Panambi.

De acordo como secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios, os equipamentos foram adquiridos com recursos do Estado, R$ 20 mil, mais contrapartida do Município, de R$ 4 mil. A verba é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual licenciado José Carlos Barbosa e articulação política do vereador Madson Valente (DEM).

Landmark diz que o apoio da prefeitura à associação dos produtores busca incrementar a produção de mel no município e, com isso, combater o comércio de produtos sem procedência ou certificação.

Será entregue à Associação uma centrífuga com 32 quadros de melgueira, um cilindro industrial, dois baldes e uma peneira em inox, quatro tanques decantadores em aço inox, sendo dois com capacidade para 100 quilos e dois para 200 quilos. Também será entregue uma caldeira derretedora de cera e duas mesas desoperculadoras.

Dourados tem hoje uma produção anual de 20 toneladas de mel. A Promel conta atualmente com 22 associados.