Dezenas de cadeiras de rodas começaram a ser entregues ontem de manhã – Foto: Marcos Pierry

Durante esta semana, a Prefeitura de Dourados está realizando a entrega de 35 OPM (órteses, próteses e materiais especiais) que se referem a cadeiras de rodas, órteses, próteses, bengalas, sapatos e outros materiais especiais usados em processos de reabilitação fisioterápica.

As cadeiras e os demais materiais estão sendo entregue para as pessoas com deficiência física atendidas nas unidades básicas de saúde do Município, conforme informou a enfermeira Márcia Cristina Pereira da Silva, coordenadora da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Saúde.

Márcia Cristina afirmou que a Secretaria de Saúde realiza de forma permanente a entrega destes materiais conforme a demanda apresentada pela população. “Este é um direito assegurado ao cidadão que está sendo atendido pela Prefeitura”, disse a enfermeira.

As pessoas beneficiadas com as cadeiras e demais materiais foram avaliadas por equipe multiprofissional que comprovou a necessidade.

Para que a população tenha acesso a estes equipamentos, Márcia Cristina explica que existem três caminhos. As pessoas com deficiência física hospitalizadas podem ser avaliadas pelos fisioterapeutas do próprio hospital antes da alta.

Nas unidades básicas de saúde com cobertura de NASF-AB (Núcleo Ampliado Saúde da Família e Atenção Básica) o atendimento será direcionado ao profissional fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional do NASF-AB; e nas Unidades básicas de saúde sem cobertura do NASF-AB o atendimento é direcionado ao fisioterapeuta do ambulatório de especialidades.

A enfermeira afirma que durante o ano 2018, 360 pessoas foram beneficiadas com cadeiras de rodas e de banho, bengalas, calçados e outros materiais. “Esta ação também é uma forma de se fazer saúde pública”, disse Márcia.