Prefeitura de Dourados abrirá ‘Agosto Lilás’ com debates e atrações culturais

Sônia Maria Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, anuncia ações para o ‘Agosto Lilás” – Foto – A. Frota/Arquivo

O “Agosto Lilás” marca um período de informação e conscientização da Lei Maria da Penha e a Prefeitura de Dourados lança as ações com este foco no dia 1º, com atividade no auditório do Centro Administrativo Municipal.

De acordo com Sônia Maria Rodrigues Pimentel, da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, a abertura contará com a participação de integrantes da Rede de Enfrentamento da Violência contra a mulher e servidores municipais que estarão envolvidos com o trabalho de conscientização durante todo o mês.

Instituições públicas e privadas da sede do município, dos distritos, da reserva indígena e da região receberão atividades variadas, como palestras, dinâmicas, rodas de conversas com a temática estruturadas pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

A abertura contará com palestras informativas e motivacionais, com participação do advogado e também secretário de Educação Upiran Jorge Gonçalves e docoachWaldevino Perroni. As apresentações musicais já estão confirmadas com Izabel Souza e Jorge Augusto Peu.

“Levaremos a temática a vários segmentos da sociedade. Nosso foco é alcançar com a mensagem de respeito às mulheres e seus direitos o maior número de pessoas possível, sendo este maior do que a campanha do ano passado. A violência contra a mulher seja ela física, psicológica, sexual patrimonial ou moral, é crime e a informação se faz necessária, é um objetivo constante da gestão Délia Razuk, que é sensível a essa luta”, ressalta.

A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria, realizará dentro da programação do mês a iluminação da Praça Antônio João com as cores da campanha.

“Estamos trabalhando com muito carinho e essa é uma forma diferente de impactar sobre a luta que direcionamos”, conta Sonia.

As escolas municipais ‘Prefeito Luiz Antonio Gonçalves’ e ‘Clarice Bastos’ serão as primeiras a receberem as atividades. O trabalho ocorrerá com os alunos a partir do 6° ano do ensino fundamental.

Sônia enfatiza que toda a programação conta com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Ela ressalta ainda que todo o apoio às vítimas deste tipo de violência bem como esclarecimentos podem ser obtidos em contato com os órgãos que constituem a rede.

No site da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br), todas as instituições que compõem a rede estão relacionadas, com endereço e telefone na área: Coordenadoria Especial de Políticas Para a Mulher.

Outras informações sobre a programação podem ser obtidas pelo telefone 3411-7772.