Prefeito Mário Valério e secretário de Obras do Município, Odenilson Romeiro, em via urbana beneficiada com frisado asfáltico – Foto: Dilermano Alves

A Secretaria de Obras de Caarapó está realizando uma extensa programação de recuperação das ruas da cidade. O trabalho é realizado para melhorar as condições de trânsito nas vias urbanas, que sofreram grandes danos em consequência das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias.

Depois de realizar os serviços na Vila Jatobá, Jardim Moriá e parte da Vila Jary, as máquinas da prefeitura chegaram ao Jardim Aprazível. “Determinamos a colocação do chamado frisado asfáltico doado pela CCR, onde for possível, e o encascalhamento de outras ruas”, destacou o prefeito Mário Valério (PR), que acompanhou os serviços na última quinta-feira (22). O dirigente lamenta o excesso de chuvas do último período, mas diz entender que “isso é vontade de Deus.” “A chuva é sempre bem-vinda, apesar dos transtornos que ela pode eventualmente provocar”, acrescenta, resignado.

De acordo com o prefeito Mário Valério, a prefeitura deverá elaborar um planejamento para recuperar as ruas pavimentadas. “Vamos dar sequência à operação tapa-buracos, a fim de recuperarmos as boas condições da região asfaltada. Já estamos há algum tempo em contato com o governo do Estado e solicitamos do governador Reinaldo Azambuja a liberação de recursos para obras de recapeamento. Estamos otimistas em relação ao projeto”, informou o prefeito. 

Educação

Paralelamente à execução de serviços de manutenção das vias urbanas, a prefeitura de Caarapó realiza obras de melhorias físicas nas escolas da rede municipal de ensino. Um exemplo é a reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Júlio Ushigima. A unidade escolar está sendo beneficiada com a construção de três berçários, três salas de maternal, cinco salas de pré-escola, pátios cobertos, um refeitório coberto, um refeitório com palco e cozinha ampla com bancadas de mármore, gás canalizado e depósito para mantimentos. As antigas janelas foram substituídas por blindex e instalados forro de PVC e azulejos nas paredes de todos os espaços.

Complementam a obra serviços de melhorias do sistema elétrico e hidráulico, construção de banheiro para funcionários e calçamento e muro, com instalação de grades em torno do prédio. O parque infantil passará por ampliação e haverá construção de uma nova fachada.

Também foram beneficiados com reforma e ampliação os CMEIs Aristides Maciel da Silva e Dona China. O planejamento da prefeitura prevê melhorias físicas em todas as unidades escolares da rede municipal de ensino de Caarapó.